Sexta-feira · 20 Outubro 2017

Centro de Ensino à Distancia (CED), Beira | 16.03.2017

CED capacita tutores dos Centros de Recurso na cadeira de Fundamentos de Teologia Católica

Tutores dos 14 Centros de Recurso existentes do Centro de Ensino à Distancia (CED), da Universidade Católica de Moçambique, na Beira, participaram entre os dias 02, 03 e 04 de Março do ano em curso, no Centro de Formação do Nazaré, uma capacitação sobre a nova cadeira denominada de Fundamento de Teologia Católica a ser introduzida neste ano lectivo nos cursos ministrados pelo CED.
No seu discurso inaugural, o Pe. Rafael Sapato, Vice-Reitor para Área da Pastoral e Extensão Universitária, que presidiu a formação e coadjuvado pela Irmã Ester Lucas, Superiora Provincial das Filhas da Caridade, explicou que a disciplina acima referida foi integrada no plano curricular da Universidade Católica por exortação dos Bispos Católicos de Moçambique, e já era lecionada no ensino presencial, e será implementada neste ano no Ensino à Distância. Razão pela qual os padres e irmãs, por sinal docentes pertencentes aos 14 Centros de Recursos do CED vieram a capacitação para obterem o conhecimento uniforme sobre os conteúdos da disciplina, para que em suas lições transmitam aos estudantes um saber essencial sobre o conteúdo da disciplina.
Continuando, pediu aos participantes para que se auto apresentassem, e de seguida, disse que o primeiro dia seria reservado para a leitura do manual disponibilizados de modo que no encontro subsequente, pudessem trazer ao debate as dúvidas encontradas para serem sanadas, de maneiras que todos pudessem de lá sair com a mesma linguagem e o mesmo discurso.
Por sua vez, a Irmã Ester Lucas, tomando a palavra disse que a capacitação, iria incidir sobre quatro pontos essenciais, a começar, pela distinção do discurso e os pilares da fé, a igreja como lugar, a pessoa humana e a moral cristã e a questão social.
Tomaram parte do evento o Director Adjunto Pedagógico do CED para a modalidade Paper Based, Dr. Heitor Simão Mafanela, o Director Adjunto Pedagógico do CED para a modalidade online, Dr. Simone Mura, o Administrador do CED, Dr. Jordão António Cardoso, Dr. Paulo Mamunabozi, Assessor do Vice-Reitor para Área da Pastoral e Extensão Universitária, Pe. José Coutinho Maquita, Capelão do CED, Dr. Mauane Manuel, Coordenador dos Serviços de Apoio ao Estudante e a Dra. Vilma Tomásia Francisco, Coordenadora dos Cursos na modalidade Online.
Tratando-se do primeiro ano para o EAD, os responsáveis do CED, nomeadamente, Dr. Heitor Simão Mafanela, Dr. Simone Mura, Dr. Mauane Manuel e a Dra. Vilma T. Francisco, serviram-se da ocasião para explicar aos docentes, sobre a estrutura do EAD, o modo de funcionamento, dos cursos em paper based e do sistema modle, falaram do que é ser um estudante à distância, tutor, material de apoio, a relação do estudante e tecnologia, modalidade das aulas à distância e dos métodos avaliativos.
De referir, que nos três dias que decorreu a capacitação, a mesma foi procedida sempre de uma Celebração Eucarística, presidida no primeiro dia pela Região Centro, seguida da Sul e terminada pela região Norte.