Sexta-feira · 20 Outubro 2017

Reitoria, Beira | 06.01.2017

Mensagem do Magnífico Reitor da Universidade Católica de Moçambique (UCM), Prof. Doutor Padre Alberto Ferreira, alusiva à festa de Natal

Ilustres Docentes e Investigadores, funcionários do CTA
Caros estudantes,
Prezados Agentes da Pastoral e Extensão Universitária,
Estimados Parceiros de cooperação e amigos colaboradores da UCM,

Estamos prestes a encerrar o ano lectivo de 2016, depois de um percurso académico que culminou com a realização de exames do segundo semestre.
Com o Advento, temos vindo a preparar intensamente os nossos corações para vivermos a alegria do Nascimento do Menino Jesus.
Creio que temos motivos mais que suficientes para agradecer profundamente a Deus que novamente quer nascer e transformar a nossa vida.
Quantas coisas aconteceram, quantas reuniões de trabalho, quantos eventos celebrados, quantas conversas, quantos símbolos e significados foram vividos ao longo do ano prestes a findar!...
Cada passo que juntos demos, em 2016, ajudou a fortalecer os nossos propósitos de transformar a UCM numa instituição cada vez mais forte, mais comprometida com um ensino superior de qualidade e dentro de uma óptica de desenvolvimento inclusivo, dentro da nossa sociedade moçambicana.

As actividades de ensino, pesquisa e extensão realizadas, em 2016, contribuíram para a universalização e democratização da educação. Naturalmente, tudo isso vai permitir que a UCM continue a apostar na prestação de um serviço educativo que esteja de acordo com a demanda da sociedade, seguindo os padrões internacionais de qualidade.
É hora de agradecer a cada um de vós. Na verdade, a UCM é devedora de tudo o que fizestes para que esta instituição atingisse resultados visíveis de expansão e extensão, ao serviço das pessoas e das comunidades moçambicanas.
Queremos contar convosco no desafio de tornar esta Universidade um espaço de novas ideias, de amplas discussões, de boas práticas, de conquista dos objectivos, ou de desenho de projectos para o desenvolvimento sustentável de Moçambique.
Aos Vice-Reitores, Docentes Investigadores, Professores Convidados, CTA e demais funcionários, Capelães e Agentes da Pastoral e Extensão Universitária, quero manifestar o meu MUITO OBRIGADO pela dedicação e compromisso, pela luta incansável, pelo empenho e conquistas, pelos resultados de cada lição dada e aprendida!
Aos queridos estudantes, que são a razão da existência da UCM, quero agradecer por terem preferido formar-se pela UCM e pela confiança que continuam a depositar nesta instituição.
Para aqueles que terminam o seu percurso formativo, desejamos as melhores felicitações e muito sucesso na sua entrada no mundo profissional. Para os que ainda continuarão, no próximo ano lectivo, connosco, fazemos votos para que continuem a investir numa formação não só técnica, mas, ainda, ética e deontológica e, dentro do respeito pela diversidade religiosa, aprofundar momentos de espiritualidade e de experiência religiosa.

Às famílias, endereço as minhas saudações académicas, neste período festivo, do Natal, bem como votos de que, 2017, seja um ano de Paz e de Esperança.
Aos nossos benfeitores, agradeço todo o apoio prestado, de diversas formas. Sem eles, a nossa tarefa teria sido muito mais difícil, mormente em termos financeiros.

A todos, Votos de um abençoado Natal e Próspero Ano Novo de 2017!

UCM, Celebrando Qualidade e Inovação!

Beira, 19 de Dezembro de 2016

O Reitor da Universidade Católica de Moçambique