Sábado · 25 Fevereiro 2017

Reitoria, Nampula | 17.08.2016

Primeira Cátedra Dom Jaime Gonçalves da UCM será estabelecida em 2017

A Universidade Católica de Moçambique (UCM), irá estabelecer a partir do próximo ano a sua primeira Cátedra, denominada Cátedra Dom Jaime Pedro Gonçalves. Este anúncio foi feito pelo Magnífico Reitor da UCM Prof. Doutor Padre Alberto Ferreira, no âmbito das celebrações de encerramento das festividades dos 20 anos da criação desta universidade que decorreu no passado dia 10 na cidade de Nampula.
Falando aos presentes na cerimónia de encerramento dos 20 anos da UCM, o Magnífico Reitor disse que a ideia de se estabelecer a Cátedra com o nome do primeiro Chanceler e arcebispo da Beira, Dom Jaime Gonçalves, surge da necessidade de se fazer Justiça uma vez que, Dom Jaime não se cansava de repetir que o seu sonho era ver uma Universidade Católica que fosse capaz de formar mulheres e homens não só intelectualmente, mas, também, actores sociais que se tornassem autênticos depositários de valores éticos e humanitários, defensores dos valores democráticos de coexistência pacífica e da transparência na gestão da coisa pública, e até defensores da liberdade e da justiça social, bem com da cidadania activa e participativa no que diz respeito às decisões que afectam o destino político comum da sociedade.
-Não falei ainda hoje de um homem muito especial, de quem todos temos saudades, e que pela primeira vez não está entre nós num momento solene da UCM. Falo do nosso Primeiro Magno Chanceler, Dom Jaime Pedro Gonçalves. É com emoção e sentido de justiça que, neste momento, anúncio que a Reitoria decidiu estabelecer já em 2017 a primeira Cátedra da UCM, e que será a Cátedra Dom Jaime Gonçalves-disse o Magnífico Reitor aos presentes.
Dom Jaime Pedro Gonçalves, de saudosa memória, antes de ser o Primeiro Magno Chanceler da UCM, é, como sabemos, uma das figuras do episcopado moçambicano que muito contribuiu para a génese e o crescimento da Universidade Católica.
Para além de ter sido um dos negociadores da paz para o País, Dom Jaime notabilizou-se, enquanto Arcebispo e Magno Chanceler da UCM, como lutador incansável pela justiça, pela paz, tolerância e reconciliação. Frisou o Magnífico Reitor numa das suas intervenções.
De referir que “Cátedra” pode ser definida como uma instância acadêmica, que visa fomentar as atividades de ensino e pesquisa em torno de uma temática específica.