Quinta-feira · 14 Dezembro 2017

Reitoria, Nampula | 17.08.2016

Encerramento dos 20 Anos da UCM em Nampula 10 de Agosto de 2016

A Universidade Católica de Moçambique celebrou no passado dia 10 de Agosto, na cidade de Nampula, as cerimónias de encerramento das festividades dos 20 anos da sua criação, com os olhos postos na contínua expansão dos serviços da universidade à sociedade com a qualidade e inovação que tem sido sua característica nos últimos 20 anos.
A cerimónia contou com diversos momentos dentre eles destaca se a celebração eucarística, que foi presidida pelo Magno Chanceler da UCM e Arcebispo da Beira Dom Cláudio Dalla Zuanna
Após a celebração eucarística, seguiu-se o momento de boas vindas que coube ao Magnífico Reitor da UCM Prof. Doutor Padre Alberto Ferreira, tendo agradecido a presença de todos os ilustres convidados presentes na cerimónia desde figuras religiosas ligadas a Conferência Episcopal de Moçambique, dirigentes de alto nível do governo local da província de Nampula bem ao nível central, reitores das universidades sedeadas em Nampula, distintos convidados, docentes, corpo técnico administrativo da UCM e a sociedade em geral.
No período da manha foi reservado um momento para as intervenções dos convidados de honra. O Ministro de ciência e tecnologia, ensino superior e técnico profissional, Presidente do Município de Nampula, Representante do governador, bem como, do Arcebispo de Maputo e Presidente da Conferência Episcopal de Moçambique Dom Francisco Chimoio, os quais nas suas intervenções não pouparam elogios a UCM pelo excelente trabalho que vem realizando ao longo dos 20 anos bem como desejaram a esta universidade que continue com a missão para qual foi criada para o bem da Africa, do mundo em geral e da sociedade Moçambicana em particular.
Vale destacar, a intervenção do Presidente do Município de Nampula, Dr. Mahamudo Amurane que falou muito bem da UCM, sobre as dificuldades que esta universidade enfrentou e continua a enfrentar e do sucessos da instituição ao longo dos 20 anos, assim como a visão que deve ser seguida pela UCM como se este dirigente politico fizesse parte da direcção da UCM, tendo prometido que, enquanto edil da cidade de Nampula sempre estará aberto e disponível em ajudar qualquer que seja a preocupação apresentada pela UCM de modo a ver esta crescer para o bem da população menos privilegiada e carenciada da província de Nampula.
O período da tarde foi reservado para apresentação de 2 painéis, que foram antecedidos pela intervenção de um dos primeiros estudantes da UCM, o Dr. Herminio Torres, sendo depois sido convidado o primeiro painelista, o Ministro que tutela a área do Ensino Superior, Prof. Doutor Eng.º Jorge Nhambiu com o tema Desafios do ensino superior em Moçambique e após uma breve interacção com os presentes, coube ao Magnífico Reitor da UCM, Prof. Doutor Padre Alberto Ferreira, falar sobre a UCM nos próximos 20 anos.
Ao fim do período da tarde, foi dada por encerrada a cerimónia com uma bênção final dada pelo Magno Chanceler e seguiu-se uma sessão de fotos para imortalizar o evento.
A cerimónia foi acompanhada por momentos culturais que iam animando os presentes e também contou com o almoço de confraternização oferecido pela UCM aos que acorreram ao evento.
De salientar que o encerramento das festividades dos 20 anos foi o culminar de tantas cerimónias que vinham decorrendo durante aproximadamente um ano em todas as unidades básicas da UCM, e que tiveram o seu término com esta grande festa que aconteceu em Nampula.
É caso para dizer de viva voz bem-haja a família UCM, bem-haja a comissão organizadora, bem-hajam aos ilustres convidados, bem hajam os Protocolos, bem-hajam as Relações Públicas e bem-hajam a todos envolvidos que directa ou indirectamente deram o seu máximo para que o evento corresse sem grandes sobressaltos.