Quinta-feira · 14 Dezembro 2017

Faculdade de Direito (FADIR), Nampula | 10.12.2015

Faculdade de Direito abre Oficialmente Doutoramento em Direito

No dia 02 de Dezembro do ano em curso, a Faculdade de Direito (FADIR) abriu oficialmente o primeiro curso de Doutoramento em Direito Público e Direito Privado da Universidade Católica de Moçambique (UCM) em parceria com a Universidade Nova de Lisboa.
Segundo o Prof. Doutor Fernando Canastra, Vice-Reitor para os Assuntos Académicos e Desenvolvimento da UCM, a abertura do curso visa cumprir três objectivos fundamentais; aumentar o número de doutores da UCM, aumentar as pesquisas científicas na área do Direito e contribuir para a justiça nacional.
Precedeu à abertura do curso o lançamento do Livro Direito Constitucional Moçambicano do Professor Doutor Jorge Bacelar Gouveia, um dos primeiros autores lusófonos com manual em uso nas aulas de Direito Constitucional, na FADIR.
Usando da palavra, Gouveia referiu-se ao doutoramento considerando que este passo académico é um salto qualitativo no melhoramento do Direito em Moçambique, o que significava mais respeito pela legalidade, direitos humanos e pela justiça. Falando da sua obra, o Professor português disse não tratar-se de um livro político, mas sim de um manual técnico, pedagógico e científico, embora se debruce sobre uma área constitucional que é uma área política.
Além do Vice-Reitor para os Assuntos Academicos e Desenvolvimento Prof. Doutor Fernando Canastra e do Prof. Doutor Jorge Bacelar Gouveia, presenciaram os dois actos o Professor Doutor Fernão Magalhães – Director da Faculdade de Direito, o Mestre Filomeno Rodrigues – Director Adjunto Pedagógico da FADIR, o Mestre Armando Sucute – Administrador da FADIR, o Padre Carlos Constantino – Capelão da FADIR, juízes da província, advogados, membros do Governo Provincial e Municipal e diversas entidades de várias instituições de ensino superior da cidade de Nampula.