Sexta-feira · 23 Junho 2017
Futuros Estudantes
Estudantes
Académicos
Funcionários
Graduados

Reitoria, Beira | 29.09.2015

UCM realiza II Congresso Internacional

A Universidade Católica de Moçambique (UCM) realizou, na Beira (Sofala), o seu II Congresso Internacional, entre os dias 15 e 16 de Setembro de 2015, com o lema “O Papel da Universidade no Processo de Pacificação, Reconciliação Democratização e Desenvolvimento da Sociedade”. O Congresso tinha como finalidade por um lado, reflectir e aprofundar as implicações do processo de reconciliação e pacificação, em Moçambique, a partir de uma leitura histórica e, por outro, partilhar perspectivas e desafios em torno do processo de democratização, tanto em termos da promoção de uma cidadania activa como no investimento de um desenvolvimento inclusivo.
Os principais objectivos do Congresso foram: (i) reflectir sobre o processo de reconciliação e pacificação em Moçambique (ii) partilhar perspectivas em torno do processo de democratização do espaço público; (iii) divulgar resultados de experiências/projectos de investigação e desenvolvimento; (iv) partilhar a visão, missão e sensibilidade do projecto formativo das Universidades Católicas.
A conferência inaugural foi proferida pelo académico Prof. Doutor Brazão Mazula que se debruçou sobre o tema “O Papel da Universidade no Processo de Pacificação, Reconciliação Democratização e Desenvolvimento da Sociedade.” No total foram apresentadas 4 conferências (incluindo a inaugural), 6 painéis, 33 comunicações livres.
O II Congresso da UCM contou com a participação massiva dos principais destinatários do evento tais como: investigadores, docentes e estudantes das instituições de ensino superior, públicos interessados, profissionais e especialistas de diversas áreas como Educação, Administração, Direito e Ciência Política, Economia e Desenvolvimento, bem como a honrosa presença do Doutor Joaquim Chissano e do Eng.º Daviz Simando, ex-presidente da república e Edil da Beira, respectivamente.

Facebook Google Digg LinkedIn Twitter
<< Ir a Notícias