Segunda-feira · 18 Dezembro 2017
Prof. Doutor Martins Dos Santos Vilanculos Laita

Martins dos Santos Vilanculos Laita nasceu aos 17 de Junho de 1973 em Muvamba distrito de Massinga, Província de Inhambane, Moçambique. É Doutorado em Ciências da Educação pela Universidade Católica Portuguesa (UCP). Mestre em Estudos de Desenvolvimento Socioeconómico pela University of the Witwatersrand na República da África de Sul. Licenciado em Gestão e Planificação de Políticas Educacionais, pela University of the Witwatersrand na República da África de Sul. Licenciado em Ensino da Língua Inglesa e História pela Solusi University, na República do Zimbabwe.

Frequentou o ensino Primário na Cidade da Beira e o ensino secundário na República do Zimbabwe. Tem formação profissional em Ensino da Língua Inglesa para economistas e gestores pela University of Maine, nos Estados Unidos da América. Pedagogia Avançada pela Universidade Católica Portuguesa (UCP). Pedagogia pelo Claretiano Centro Universitário do Brasil. HIV Prevention, Control and Care, pela University of Copenhagen na Dinamarca. Gestão e Administração de Negócios/Empresas pelo College of Professional Management na Grã–Bretanha, Reino Unido e Gestão pela Malik Mahagement Zentrum St. Gallen.

Martins dos Santos Vilanculos Laita é professor associado na Universidade Católica de Moçambique, onde é docente desde 1998. É Director da Faculdade de Educação e Comunicação da Universidade Católica de Moçambique. É Presidente do conselho científico da Faculdade de educação e Comunicação. É Director da Revista Investigação em Educação, Comunicação e Desenvolvimento. É Presidente do Conselho Executivo do Fórum Provincial das Instituições de Ensino Superior em Nampula.

Assumiu varias funções entre elas a de Vice-Reitor para a área Académica e Desenvolvimento, substitui o Magnifico Reitor da UCM nas suas ausências, Porta Voz da Universidade, Director do Jornal a Voz da UCM, Assessor do Magnifico Reitor para a área Académica e Desenvolvimento, coordenador do Doutoramento em Inovação Educativa, membro do conselho universitário, do conselho académico e conselho de gestão financeira da UCM, presidente de varias comissões de trabalho na UCM (Comissão para a introdução dos primeiros programas de doutoramento na UCM, comissão para o desenvolvimento do primeiro plano estratégico da Universidade, comissão de bolsas de estudos, comissão para a reestruturação do centro de ensino à distancia da UCM), membro do conselho científico de congressos e conferencias internacionais, substituiu o director da faculdade num período de um ano, director pedagógico e de coordenador do departamento de Inglês na Faculdade de Economia e Gestão da Universidade Católica de Moçambique, assessor da comissão instaladora da Beira International School, Vice –Presidente para Administração e Finanças na Associação Provincial de Futebol de Nampula

O professor Martins dos Santos Vilanculos Laita orientou várias dissertações de mestrado, monografias de licenciatura e outros trabalhos académicos. Tem feito palestras e comunicações em conferências, seminários e outros eventos de âmbito académico. Tem vários artigos. É autor do livro: A Universidade em Questão : Uma Leitura do Processo de Bolonha no Contexto Moçambicano (2015). Cocoordenador do Livro, Desafios da Educação: Ensino Superior (2016), onde também participa com o capítulo, A Escola do Século XXI: Acesso, Massificação, Equidade e Qualidade. Coautor do fascículo Normas APA 6a Edição (2016). Coautor do Manual de Investigação Científica da UCM (2a .ed.) (2015).

As suas áreas de interesse são gestão, governação, pedagogia, ensino superior, desenvolvimento sócio económico e metodologia de investigação científica.

Actualizado aos 05 de Maio de 17