Domingo · 17 Dezembro 2017
Mestrado em Gestão de HIV/SIDA e Saúde

O curso de Mestrado em "Gestão de HIV/SIDA" rege-se pela lei n° 27/2009, de 29 de Setembro, sobre o ensino superior, publicada no Boletim da República I série, número 38, pelos Estatutos da Universidade Católica de Moçambique e pelo Regulamento em vigor na Faculdade de Ciência de Saúde.

Este é um curso académico, de especialização em matéria de HIV e SIDA. Foi especificamente desenhado para Moçambique como um dos dez países com prevalência mais alta de HIV no mundo onde o HIV/SIDA apresenta um obstáculo central para o desenvolvimento. O curso visa responder à demanda de técnicos superiores que tenham as competências e habilidades de lidar com a resposta ao HIV e SIDA numa perspectiva multisectorial e interdisciplinar.

Objectivos:

• Dotar os estudantes de conhecimentos profundos sobre a gestão do HIV/SIDA e a promoção de saúde numa perspectiva multidisciplinar.
• Criar e elevar habilidades de análise dos factores determinantes e de estratégias eficazes de resposta à epidemia de HIV/SIDA.
• Tornar o estudante capaz de conceber e gerir projetos e programas de HIV/SIDA.
• Criar a capacidade de fazer pesquisa sobre HIV/SIDA, usando métodos da pesquisa social quantitativa e qualitativa.
• Supervisionar a elaboração de uma tese sobre um tema relevante em relação ao HIV/SIDA.

Metodologia de Ensino, Aprendizagem e Avaliação

O curso segue os métodos inovadores de aprendizagem centrado no estudante (PBL), o que significa que a responsabilidade pelo processo de aprendizagem, teórica e prática recai mais sobre o estudante do que sobre o docente e faz uso das tecnologias da informação e comunicação, sendo administrado no formato “blended learning” que é uma combinação de estudo online e presencial.
Este curso adopta uma metodologia interactiva, centrada no estudante, com destaque para o PBL, de forma a que o estudante, em grupos reduzidos e acompanhado pelos tutores, desenvolva as suas habilidades e aprofunde os seus conhecimentos, implicando a limitação do número de estudantes para o máximo de 20 por cada ingresso.
A avaliação do estudante contempla:

• A participação nos Chats e Foruns online,
• Trabalhos escritos (papers)
• Testes de conhecimento com perguntas de múltipla escolha e perguntas abertas
• Desenho de Projecto na área de HIV/SIDA e Saúde
• Dissertação (pesquisa própria)

Público alvo

Podem candidatar-se ao curso de Mestrado em Gestão de HIV/SIDA e Saúde profissionais não-médicos e médicos com o nível de licenciatura de uma disciplina relevante para HIV/SIDA (Ciências de Saúde, Ciências Sociais, Psicologia, Pedagogia, Comunicação, Economia, etc.), que tenham um domínio activo da língua inglesa e proficiência no uso de Office, e-mail e internet.