Quinta-feira · 14 Dezembro 2017

Tel: (+258) 27 22 19 69
    Fax: (+258) 27 22 17 20
    Email: cpdst@ucm.ac.mz

O Centro de Investigação de Desenvolvimento Sustentável e Tecnológico (CIDST) foi criado em Maio de 2012 em parceria com o Instituto Integrado de Apoio à Investigação Científica na Universidade Católica de Moçambique (IIAIC/UCM) e Horizonte 3000. Estabelece parceria com outros centros, institutos nacionais e internacionais, instituições governamentais e não governamentais. Tem a sua sede junto a Faculdade de Gestão de Turismo e Informática, na Av. 25 de Setembro, 725, cidade de Pemba.

Missão
Dinamizar o espírito de desenvolvimento das actividades científicas, pura e aplicada, nos termos em que são ilustrados no artigo 42º do Estatuto da UCM. No entanto, o Centro tem, ainda, como propósito promover e dinamizar acções de formação e propiciar a prestação de serviços, particularmente no campo da consultoria.

Objectivos
• Desenvolver projectos de investigação orientados para a melhoria da qualidade dos processos de formação académica e das dinâmicas do desenvolvimento sustentável e tecnológico;
• Promover e divulgar pesquisas;
• Implementar formas de cooperação interuniversitária;
• Prestar serviços nas áreas de formação e consultoria;
• Promover e organizar iniciativas de âmbito científico, como, por exemplo, congressos, colóquios, jornadas, seminários, acções de formação, etc.;
• Estimular a prática de investigação nos docentes afectos ao Centro, mormente no que diz respeito à produção científica e respectiva divulgação em eventos científicos, no âmbito regional, nacional e internacional.

Linhas de pesquisa
1. Desenvolvimento Sustentável e tecnológico;
2. Meio Ambiente e Turismo
3. E-COMERCE, Desenvolvimento e empreendedorismo electrónico,
4. Turismo 2.0: Desenvolvimento, plataforma e serviços;
5. Consultoria de Gestão, Empreendedorismo e Associativismo;
6. Estudo de Mercado;
7. Estudo de Viabilidade de Projectos;
8. Pedagogia;
9. Educação Social;
10. Educação e Formação;
11. Direitos Humanos; e
12. Cidadania e Governação

A sua visão estratégica assenta nos seguintes aspectos:
• Estimular os estudantes e docentes na actividade de investigação e divulgação de artigos científicos;
• Promover e divulgar pesquisas e consultoria em diversas áreas do saber de modo o ensino seja melhor, competitivo, investigativo e crítico com vista a formação de profissionais competentes.

Actividades para 2012
• Elaboração de cartas e folhetos do CIDST;
• Levantamento das instituições que trabalham no âmbito de desenvolvimento sustentável e tecnológico e pesquisa cientifica afim de estabelecer parcerias;
• Campanha de divulgação do CIDST;
• Preparação/organização da inauguração do CIDST;
• Preparação/organização de debates académicos inter-universitários em diversas áreas de saber;
• Preparação/organização de jornadas científicas;
• Acompanhamento de projectos de pesquisa pós-graduação;
• Colaboração na criação de revista científica da UCM;
• Criação de um repositório científico.