Quinta-feira · 14 Dezembro 2017
Saúde Familiar e Comunitária

O curriculum de Saúde Familiar e comunitária da Universidade Católica de Moçambique, curso de Medicina, baseia-se na integração do estudante no trabalho de prevenção e promoção de Saúde na vida Comunitária Moçambicana.

O curriculum baseou-se na realidade vivida nas comunidades circunvizinhas da Faculdade, pretendendo, assim, pôr o conhecimento científico que os estudantes vão desenvolvendo, imediatamente ao serviço da sociedade.

Esta preocupação de incutir no estudante de medicina uma perspectiva comunitária, é central no programa, o qual resulta de um processo de experiências de trabalho junto com a própria comunidade e consulta à sociedade: sociedade académica, docentes do curso de Medicina, membros de gabinete de Saúde Familiar e comunitária da Faculdade de Ciências de Saúde, estudantes do 1º ao 4ºano, experiências da comunidade.

Objectivos
Este programa de Saúde comunitário tem como finalidade promover no estudante a aquisição de conhecimentos e o desenvolvimento de atitutes e comportamentos que lhe permita :
• Conhecer a realidade e os princípios em que se fundamenta a Saúde Familiar e comunitária dando ênfase à comunicação e modelos de Sistemas de Saúde.
• Conhecer o essencial das características psicossociocultural da comunidade, estrutura hierárquicas de liderança e do Sistema de Saúde em Moçambique e das estratégias do actual Plano Nacional de Saúde através dos programas de Saúde.
• Compreender a dinâmica e distribuição da Saúde e Doença na comunidade e seus determinantes
• Saber mapear o bairro da comunidade, construindo e interpretando deteminantes e indicadores de saúde ambientais, demográficos e sanitários de uma comunidade .
• Conhecer os fundamentos das diversas estratégias de prevenção e Promoção de Saúde, através de várias actividades com a comunidade.
• Empenhar-se de forma interactiva a intervir adequada e eficazmente na comunidade como educando e educador de Saúde, particularmente no âmbito da prevenção, promoção de estilos de vida saudáveis e encaminhamento de familias com problemas de saúde aos Hospitais.

Este curriculum assenta nas linhas que visam a formação integral dos estudantes que seguem o curso de Medicina com o método baseado na resolução de problemas, fornencendo-lhes instrumentos relevantes para que sejam médicos para a comunidade e continuem a aprender ao longo da sua vida.