Domingo · 17 Dezembro 2017
Futuros Estudantes
Estudantes
Académicos
Funcionários
Graduados

O e-learning compreende todas as formas de ensino e aprendizagem que são apoiadas pelo uso de ferramentas electrónicas, como o chat, fórum e e-mail.

A UCM utiliza, por exemplo, a plataforma de gestão de cursos online Moodle, uma ferramenta que permite a troca de material e ideias entre estudantes ou professores e estudantes. Para isso, o estudante deve ter acesso a um computador com conexão à internet que lhe permitirá aceder aos conteúdos de aprendizagem da UCM. Deste modo, não necessita deslocar-se às unidades básicas com tanta frequência, podendo até estar conectado com os seus próprios colegas de curso, numa espécie de sala de aula virtual.

A implementação do e-learning nos cursos da UCM data de 2003, na Faculdade de Gestão de Turismo e Informática, em Pemba, depois da direcção do departamento de IT ter participado num workshop organizado pela Universidade de Cape Town, na África do Sul. A Faculdade tinha sido convidada para fazer parte do projecto Iniciativas Virtuais Africanas (AVOIR), coordenado pelo Dr. Dereck Keats, então director do departamento de IT, daquela Universidade. O objectivo do projecto era o de desenvolver um Sistema de Gestão de Aprendizagem (Learning Management System - LMS) para universidades Africanas, seis das quais estiveram envolvidas. A UCM também se juntou ao projecto Iniciativa Tecnológica Educacional (ETI), coordenado pelo SAIDE da África do Sul, a convite da Parceria para a Educação Superior em África (PHEA).

Analisando as indiscutíveis vantagens no uso de tecnologias educativas e guiado pela sua palavra de ordem “Celebramos Qualidade e Inovação”, a UCM institucionalizou o e-leaning em 2009. Os professores dos cursos de IT e Centro de Ensino à Distância têm recebido formação em diferentes aspectos de engenharia pedagógica e uso de ICTs para ensinar seguindo diferentes teorias na Educação. A UCM tem, agora, um grupo de especialistas em e-learning que está, por sua vez, a formar profissionais nos cursos de Economia e Gestão, Enfermagem, e outros nas Faculdades de Nampula e na Delegação de Tete.

A Faculdade de Ciências de Saúde (FCS) vai oferecer no ano lectivo de 2013 o curso de Licenciatura em Estudos Interdisciplinar sobre HIV e SIDA e Saúde (online).


Entra na plataforma Moodle >>