Quinta-feira · 14 Dezembro 2017
Mestrado em Antropologia Aplicada ao Desenvolvimento

O curso de Mestrado em Antropologia Aplicada ao Desenvolvimento rege-se pela Lei nº 27/2009, de 29 de Setembro, sobre o Ensino Superior, publicada no Boletim da República I Série, Número 38; pelos Estatutos da Universidade Católica de Moçambique e pelo Regulamento em vigor na Faculdade de Educação e Comunicação.
As transformações que se têm vindo a efectuar no nosso país, tanto a nível político e cultural como social e económico, conduziram à promoção do desenvolvimento social, cultural e económico da população. Todavia, uma grande parte da população moçambicana ainda permanece sem saber ler nem escrever. Este elevado índice de analfabetismo, aliado à diversidade cultural do nosso país, tem contribuido para o desaparecimento de parte do nosso património cultural.
Uma das formas de lutar contra este mal social é formar profissionais dinâmicos, flexíveis e inovadores, que tenham conhecimento da nossa diversidade cultural, e percebam as interligações entre os diversos aspectos da vida social e cultural, os sistemas de crenças e os comportamentos individuais; e reflictam criticamente sobre os problemas da sociedade.
É nesta perspectiva que a Faculdade de Educação e Comunicação desenhou o Mestrado em Antropologia Aplicada ao Desenvolvimento. O Curso pretende habilitar os estudantes, teórica e praticamente, de técnicas e métodos apropriados à concepção de estratégias que solucionem os problemas concretos e práticos das comunidades.