Quarta-feira · 13 Dezembro 2017

Beira | 04.12.2017

Universidade Católica de Moçambique em parceria com o Centro de Estudos de Democracia e Desenvolvimento realizam o III Congresso Internacional

A Universidade Católica de Moçambique (UCM) em Parceria com o Centro de Estudos de Democracia e Desenvolvimento (CEDE) Realizaram nos dias 21 e 22 de Novembro de 2017, no Centro Universitária de Cultura e Artes (CUCA) na cidade da Beira o III Congresso Internacional da UCM com o tema "Educação inclusiva e cidadania democrática no contexto Moçambicano".
Na cerimónia da abertura do III Congresso, o Magnífico Reitor da UCM Prof. Doutor Pe. Alberto Ferreira, tomando da palavra desejou as boas vindas a todos e pediu para que os 2 dias fossem de um intenso trabalho e acima de tudo de partilha de ideias e vivencias com o intuito de trazer soluções para a melhoria da vida da sociedade como um objectivo único e final.
No primeiro dia do congresso foram abordados em conferência plenária temas como: “Transições entre o ensino secundário e o ensino superior no contexto das necessidades educativas especiais”, tema este abordado pela Dra. Evelyn Santos, Investigadora da Universidade de Aveiro, Portugal; “Educação intercultural e multiculturalidade” apresentado pelo Prof. Doutor Padre Eduardo Duque da Universidade Católica Portuguesa e o tema “Geopolítica, África e Relações Internacionais” apresentado pelo Prof. Doutor Francisco Proença Garcia também da Universidade Católica Portuguesa.
No segundo dia do congresso fizeram-se ao pódio o Prof. Doutor Salvador Forquilha do Instituto de Estudos Sociais e Económicos (IESE) de Maputo, o Prof. Lino Samuel do Centro de Ensino à Distância da UCM Beira, com os temas “Governança e cidadania inclusiva” e ”Acções de inclusão dos estudantes com necessidades educativas especiais no Centro de Ensino à Distância da UCM” respectivamente.
De referir que para além das sessões plenárias no CUCA, havia igualmente painéis paralelos com vários temas interligados com o tema principal do congresso que decorriam na sala Dom Jaime nas instalações da Faculdade de Economia e Gestão.

Salientar que durante os dois dias do congresso os participantes foram muito interventivos em relação as discussões sobre os diversos temas tornando este congresso um verdadeiro palco de interecção e de debates acesos que mostrou o quão foram pertinentes estes assuntos ali abordados.
Vários participantes, tanto nacionais como estrangeiros foram unanimes em afirmar que estes dois dias foram uma verdadeira escola de cidadania e que os organizadores devem organizar mais congressos do género para que sejam trazidos a discussão temas que mexem com os cidadãos com o objectivo único do bem-estar da sociedade.
Lembrar que o III Congresso Internacional da UCM, reuniu conferencistas, articulistas, moderadores, e discussants de renome nacional e internacional, provenientes de Moçambique, Portugal, Espanha e Brasil.
O evento contou com a presença de diversas individualidades a destacar o Magno Chanceler da UCM e Arcebispo da Beira, Dom Cláudio Dalla Zuanna, Magnifico Reitor da UCM Prof. Doutor Padre Alberto Ferreira, os Vice-Reitores da UCM Professor Doutor Armindo Tambo e Prof. Doutor Padre Rafael Sapato, Representante da Governadora de Sofala Dr. José Luís, Representante da Directora Provincial do Ciências e Tecnologia, Ensino Superior Dr. Nilton Langa entre outros.
Durante os dois dias, houve momentos culturais (peça teatral e poesia) para descontrair os participantes, apresentados pelos grupos (Tiri-Tessi e Pabhodzi) jovens estudantes das Faculdades de Economia e Gestão e Ciências de Saúde da UCM.
No final do evento, houve a distribuição de certificados de participação para os membros da organização, discussants, moderadores, conferencistas e painelistas.