Quarta-feira · 13 Dezembro 2017

na Faculdade de Ciências Sociais e Políticas (FCSP), Quelimane | 08.11.2017

A Faculdade de Ciências Sociais e Políticas (FCSP) da Universidade Católica de Moçambique em Quelimane participou na feira do fórum Biofund.

Nos dias 17 a 20 de Outubro de 2017, decorreu no Instituto de Formação de Professores (IFP), uma exposição e feira do Fórum Biofund sobre “cultura da conservação e desenvolvimento sustentável“ onde o governador da Zambézia fez a inauguração da exposição e feira “visita guiada para a exposição e filmes sobre a biodiversidade” e abertura ao público em geral.
A feira sob o tema: Cultura da Conservação e Desenvolvimento Sustentável, foi dividida em sete (7) painéis em que se destacavam os seguintes conteúdos: Abordagem inclusiva da diversidade da Zambézia: Possibilidades de redefinição das áreas de reserva, o actual cenário de conservação da biodiversidade na província da Zambézia; Consulta sobre o futuro programas de união europeia de apoio a biodiversidade em Moçambique; Biodiversidade e conservação na província da Zambézia; Gestão integrada na província da Zambézia; Biodiversidade para as comunidades, crianças e jovens; Educação e meio ambiente desafios para o futuro.
A palestra de abertura, foi proferida por Dr. João Lima (UPQ), onde ressaltou a ideia de criação de novos espaços verdes na urbe de cidade de Quelimane porque verifica-se que a medida em que os anos passam, os espaços verdes estão cada vez mais perdidos por diversos motivos, desde a transformação desses espaços em hotéis ou lojas até aos maus cuidados e falta de vigilância dos mesmos pela entidade responsável.
A Faculdade de Ciências Sociais e Políticas durante a sua participação na feira de exposição, fortificou a ideia da preservação das áreas verdes, jardins e mangal, tendo como público-alvo todos os participantes e alunos de todas as escolas que passaram pela feira e exposição. Durante o processo para além da explicação verbal, havia em exposição como forma de demostração, fotos em molduras que ilustram os serviços e a responsabilidade social que a faculdade tem face aos problemas ambientais.
A faculdade participou de igual modo na formação de jovens da Coalizão, sendo estes jovens os que interagem frequentemente com a comunidade e com outros jovens, incutindo neles o porque da preservação da biodiversidade surgindo deste modo a ideia de melhorar a praça da juventude da cidade de Quelimane que se encontra desértica por falta de árvores de sombras.
Até ao fim da feira a FCSP conseguiu responder as expectativas desejadas e atingir um maior número de pessoas possíveis de forma a se consciencializar sobre a biodiversidade. A faculdade esteve representada pelas Relações Públicas através da MSc. Catarina de Melo e dra. Joelma Rassul.
Esta feira contou com várias entidades a destacar o Governador da Província da Zambézia Abdul R. Noormahomed, Representante do Ministério de Educação e Desenvolvimento Humano, Representante do Município, Administrador do Distrito de Quelimane Carlos Carneiro, Director executivo da Biofund Luís Honwana, Reitor da UP Jorge Ferrão. Estiveram também presentes docentes, discentes, funcionários convidados tanto do IFP- Quelimane, assim como o público em geral.