Sábado · 18 Novembro 2017
Futuros Estudantes
Estudantes
Académicos
Funcionários
Graduados
Licenciatura em Farmácia
  

O Curso de licenciatura em Farmácia, rege –se pela lei n º 27/2009 de 29 de Setembro, sobre o ensino superior, publicada no boletim da República I Série, número 38; e pelos estatutos da Universidade Católica de Moçambique; em conjugação com o regulamento em vigor na Faculdade de Ciências de Saúde.
Destinando-se a formar profissionais habilitados a exercerem as actividades tradicionalmente associadas à profissão farmacêutica, nomeadamente a nível da Farmácia de Oficina, Farmácia Hospitalar, Indústria Farmacêutica (desenvolvimento, fabrico, controlo de qualidade, marketing e assuntos regulamentares), distribuição grossista de medicamentos, Análises Clínicas e variadas outras actividades de índole analítica (análises químicas, hidrológicas, bromatológicas, microbiológicas, toxicológicas, etc.), ensino e investigação. Em particular, destina-se a formar profissionais devidamente habilitados a exercer com exclusiva competência e responsabilidade as actividades que integram o conteúdo do Acto Farmacêutico (Decreto-Lei n.º 4/99).

De modo a habilitar os Licenciados para estas múltiplas saídas profissionais, o Curso de Licenciatura em Farmácia da UCM proporciona uma formação abrangente, com 4 anos de duração, em que se associam de forma equilibrada as matérias básicas (nos primeiros anos) com disciplinas de especialidade (a partir do 2º ano), a que acresce um Estágio profissionalizante (no 2º semestre do 4º ano), integrador dos conhecimentos e facilitador da inserção dos alunos na actividade profissional.

Importa destacar que o perfil do curso de Licenciatura em Farmácia, a nível Moçambicano, está condicionado normativamente por Directivas específicas e que o Curso de Licenciatura em Farmácia da UCM, procura respeitar integralmente quer quanto aos conteúdos curriculares quer quanto à repartição entre ensino teórico e prático, de modo a conservar o carácter universitário e profissionalizante do mesmo.

O objectivo é de assegurar que o Curso de Licenciatura em Farmácia da UCM seja adaptável ao rápido evoluir dos conhecimentos científicos.

Aos alunos que tenham realizado os 240 créditos correspondentes a oito semestres curriculares de trabalho é conferido o grau de licenciado em Farmácia.