Quinta-feira · 14 Dezembro 2017
Futuros Estudantes
Estudantes
Académicos
Funcionários
Graduados
Licenciatura em Engenharia Civil
  

O Curso de Licenciatura em Engenharia Civil foi introduzido no presente ano lectivo pela Universidade Católica de Moçambique (UCM) – Faculdade de Engenharia (FENG), na Cidade de Chimoio, em regime presencial com duração de 4 anos.
A Engenharia Civil é um ramo da engenharia que projecta e executa obras de dimensões e complexidade múltiplas. Um estudante do Curso de Engenharia Civil deve possuir conhecimentos básicos de física e matemática, bem como uma formação básica generalizada que permitirá cruzar com outras áreas de conhecimento, devido à abrangência da Engenharia Civil. Matérias vastas como a Mecânica dos Materiais, Hidráulica e Engenharia de Sistemas, fazem parte da formação do Engenheiro Civil, tornando-o um profissional polivalente e possibilitando-lhe a actuação em sectores diversificados e, por vezes, até complementares, como seja a construção de edifícios e pontes, obras hidráulicas e de aproveitamento de recursos hídricos e ambientais, planeamento regional e urbano, infra-estruturas e sistemas de transportes. É de fundamental importância a consciência com que futuramente, como Engenheiro Civil, executará trabalhos de natureza multidisciplinar, que envolvem administração, economia e questões jurídicas.

Assim, o curso segue os objectivos estabelecidos no processo de Bolonha, com o objectivo de formar Engenheiros Civis capazes de aliarem competências profissionais e postura crítica, contemplando as tendências que levam à produção de todos os saberes, nas áreas do conhecimento do mercado, no contexto nacional e internacional.