Monday · 18 December 2017
Future Students
Students
Teachers and Professors
Employee
Alumni
Centro de Investigação de Doenças Infecciosas
Team
Contact

    Centro de Investigação de
    Doenças Infecciosas
    Faculdade de Ciências de Saúde
    Rua Marques de Soveral 960,
    Caixa Postal 821
    Beira - Moçambique
    Tel.: +258 23 372 125
    Fax: +258 23 327 183
    Email: cidi@ucm.ac.mz

O Centro de Investigação de Doenças Infecciosas (CIDI) é uma Organização filiada na Universidade Católica de Moçambique e foi fundado em 2008 com a missão de estabelecer um padrão regional para a investigação em saúde pública no HIV e outras doenças infecciosas e saúde reprodutiva. É dirigido pelo seu investigador principal, o Dr. Josefo João Ferro, Director da Faculdade de Ciências de Saúde da Universidade Católica de Moçambique.
Recebe financiamento do European and Developing Countries Clinical Trials Partnership (EDCTP), U.S. Agency for International Development (USAID), Family Health International (FHI) e Academic Medical Center, University of Amsterdam e do Center for Poverty-related Communicable (AMC-CPCD).
São colaboradores do CIDI a Universidade Católica de Moçambique (UCM), Direcção Provincial da Saúde de Sofala (DPSS), Autoridades de Saúde da Cidade, Centros de Saúde Locais, Organizações Locais não Governamentais (ONGs) e a Universidade de Pittsburgh.
O CIDI tem, hoje, uma equipa de aproximadamente 35 pessoas: dois investigadores e uma sub-investigadora, médicos, enfermeiros de pesquisa, uma equipa de engajamento comunitário, pessoal de garantia de qualidade, pessoal de gestão de dados, um coordenador e técnicos de laboratório, e pessoal administrativo.
A capacidade de Investigação do CIDI não é irrelevante. O CIDI faz gestão de pesquisa clínica, cuja equipa tem um escritório com sala de espera e recepção, um laboratório de pesquisa habilitado para investigação clínica e processamento de amostras, cinco gabinetes privados de aconselhamento e exame, e um centro de gestão de dados. Faz aconselhamento e testagem.
Tem inúmeras actividades como: submissão de protocolos de estudos aos Comités de Ética, implementação de pesquisas clínicas, faz inquéritos e aconselhamento em saúde, colheita de amostras biológicas, testagem rápida do HIV e de Gravidez, entre muitas outras.