Tuesday · 28 March 2017
Future Students
Students
Teachers and Professors
Employee
Alumni

Faculdade de Economia e Gestão (FEG), Beira | 17.02.2016

Abertura Oficial de Doutoramento em Economia

A Faculdade de Economia e Gestão (FEG),na Beira, procedeu a abertura oficial do primeiro curso de Doutoramento em Economia da Universidade Católica de Moçambique (UCM), no dia 29 de Janeiro do ano em curso, uma iniciativa que conta com a parceria da Universidade Católica de Portugal (UCP) centro regional do Porto, cujo objectivo é de proporcionar aos doutorandos conhecimentos ao nível de investigação neste ramo.

A abertura do curso contou com a presença da Directora Provincial de Ciência e Tecnologia, Ensino Superior e Técnico Profissional de Sofala, Ana Graça; do Arcebispo da Beira e Magno Chanceler da UCM, Dom Cláudio Dalla Zuana; Vice-Reitor para os Assuntos Académicos e Desenvolvimento Prof. Doutor Fernando Canastra e do director da Faculdade de Economia e Gestão, Prof. Doutor Alfandega Manjoro. Estiveram também presentes a representante da UCP, Sofia Salgado; o representante do Conselho Municipal da Beira, vereador institucional, Manuel Domingos, para alem dos estudantes inscritos e outros convidados.

Na abertura do curso, o economista João Mosca foi quem proferiu a aula de sapiência, tendo apresentado o tema “O que há de economia nas decisões económicas”, do qual dentre vários aspectos, debruçou-se sobre o Fundo do Desenvolvimento Distrital, os “Sete Milhões”.

Segundo o Prof. Doutor Alfandega Manjoro, Director da Faculdade de Economia e Gestão, o doutoramento em Economia insere-se num programa doutoral de investigação supervisionado, que culminará com a apresentação e defesa de uma tese original e especialmente elaborada para o fim da obtenção de grau de Doutor.

Já o Vice-Reitor para os Assuntos Académicos e Desenvolvimento da UCM, Prof. Doutor Fernando Canastra, disse que o Doutoramento em Economia é o terceiro leccionado por esta instituição de ensino, depois dos cursos de Educação na FEC e de Direito na FADIR em Nampula. E disse ainda, que os doutorandos quando terminarem o percurso formativo serão atribuídos o grau de Doutor pela UCM sem precisarem de pedir a equivalência graças a parceria estabelecida com a UCP.

A Directora Provincial da Ciência e Tecnologia, Ensino Superior e Técnico Profissional de Sofala, Ana Graça, disse que a expectativa do Governo de Sofala perante o curso é que proporcione aos doutorandos as competências técnicas e transversais que possam permitir desenhar soluções concretas para os problemas reais da população.

Facebook Google Digg LinkedIn Twitter
<< Go back to News