Terça-feira · 25 Julho 2017
Futuros Estudantes
Estudantes
Académicos
Funcionários
Graduados

Ao longo destes quinze anos, a Universidade Católica e a Biblioteca têm estado juntas nos esforços para desenvolver a variedade dos recursos das várias bibliotecas e facilidades que complementem o ensino e a aprendizagem das aulas, bem como a investigação e pesquisa.

Os estudantes, tal como os seus professores, são bem-vindos a usufruir das vantagens das colecções de livros electrónicos, cuidadosamente seleccionados, bem como de outros recursos multimédia já disponíveis. As bibliotecas da UCM têm uma equipa que assiste e ajuda os leitores no domínio das técnicas necessárias, a fim de que se tornem independentes no acesso aos recursos disponíveis nas suas disciplinas específicas.

Qualquer sugestão relativamente aos recursos a adicionar ao stock é bem-vinda!

História
As primeiras bibliotecas da Universidade Católica de Moçambique foram fundadas em 1996, aquando da abertura das duas primeiras faculdades: Faculdade de Economia, na Beira, e Faculdade de Direito, em Nampula. Neste momento, a UCM tem dez bibliotecas em diferentes faculdades e províncias do país:

Beira
Biblioteca da Faculdade de Ciências de Saúde
Biblioteca da Faculdade de Economia e Gestão
Biblioteca do Centro de Ensino à Distância

Chimoio
Biblioteca da Faculdade de Engenharia

Cuamba
Biblioteca da Faculdade de Agricultura

Nampula
Biblioteca da Faculdade de Direito
Biblioteca da Faculdade de Educação e Comunicação

Pemba
Biblioteca da Faculdade de Gestão de Turismo e Informática

Tete
Biblioteca da Delegação da UCM

Zambézia
Biblioteca da Faculdade de Ciências Sociais e Políticas

Missão
A missão da Biblioteca da UCM é a de apoiar o ensino, a aprendizagem e a investigação nas diferentes Unidades Básicas, adquirindo e organizando o acesso aos recursos de informação em vários formatos e equipando a comunidade académica com as competências necessárias para explorar esses recursos.

Objectivo
O nosso objectivo é o de desenvolver e manter, nas várias bibliotecas, infra-estruturas adequadas - físicas e outras - para apoiar os programas académicos e de investigação da Universidade.

Recursos Disponíveis
Em qualquer das bibliotecas o aluno tem computadores disponíveis e acesso à internet. Pretendemos que o programa de ligação das unidades básicas da UCM através da fibra óptica, que começou na Beira, se estenda às outras faculdades de forma a que, até 2015, qualquer ponto da comunidade da UCM possa aceder on-line a todos os catálogos da Biblioteca. A UCM já tem, na maioria das bibliotecas, recursos on-line em bases de dados electrónicas. As principais a que temos acesso são:
• European Books online (economia)
• HINARI, OER, PubMed (informação médica)
• Teeal ( sobretudo informação sobre agricultura, engenharia e economia)

Algumas bibliotecas, como as das Faculdades de Economia e Gestão , Ciências de Saúde e Centro de Ensino à Distância, na Beira, e Educação e Comunicação, em Nampula, já são geridas por software específico (KOHA), um software de gestão de biblioteca.

Todas estão equipadas com um sistema de catalogação de livros (CDU-Classificação Decimal Universal) para facilitar o seu manuseamento. Implementámos uma política de “acesso livre” aos livros nas estantes, o que dá ao estudante liberdade total na sua consulta.

Todos os estudantes da UCM têm acesso a qualquer biblioteca, independentemente da faculdade a que pertencem, desde que tenham o seu cartão de estudante actualizado. Também providenciamos acesso a pessoas de fora da comunidade universitária, mas tal deve ser negociado com a faculdade em questão.

Horários
As nossas bibliotecas estão abertas das 7:30h até às 21 h durante os dias de semana e das 8:00h às 17horas, aos Sábados*.


*O horário de Sábado varia nas diferentes Unidades Básicas, pelo que pedíamos que se informasse no local.