Sexta-feira · 23 Fevereiro 2018

Faculdade de Educação e Comunicação (FEC), Nampula | 07.02.2018

Universidade Católica de Moçambique acolhe lançamento do livro intitulado Desafios da Educação na cidade de Nampula

Será lançado no dia 09 de Fevereiro em Nampula, na Faculdade de Educação e Comunicação da Universidade Católica de Moçambique o livro intitulado: Desafios da Educação: Leituras Actuais.

O livro coordenado pelos Professores Adérito Gomes Barbosa, Mahomed Nazir Ibraimo, Martins dos Santos Vilanculos Laita e Ibraimo Hassane Mussagy, foi idealizado por professores universitários de Moçambique, Portugal e Timor Leste com o intuito de contribuir para o desenvolvimento da educação através de reflexões em torno de matérias actuais e pertinentes no ensino em geral e superior.

O livro possui treze capítulos, nomeadamente: A UCM e o contexto internacional: breve reflexão; A figura do professor na actualidade em Moçambique e a educação; A supervisão e a inspecção escolar no enquadramento legal da educação em Moçambique, Bolsa de Valores e promoção da literacia financeira em Moçambique: o papel estruturante que as universidades podem jogar.

A crise socioeconómica e os drivers da variação de preços nas instituições moçambicanas de ensino superior; Passar do meu ao nosso rato: iniciação tradicional, desafios de sempre; Repensando a integração da mulher no ensino superior: desafios e perspectivas - estudo de caso da Universidade Zambeze; A qualidade do ensino superior timorense: desafios e perspetivas; Participação comunitária inclusiva no desenvolvimento local; Problemática da educação em Timor-Leste contemporâneo; Metas educacionais e sociais do seculo XXI – uma interpretação à luz das mudanças da oferta formativa; Acções de autoavaliação e os seus efeitos para melhoria da qualidade no ensino superior; (Pre)ocupações do professor do seculo XXI.