Sábado · 18 Novembro 2017

Faculdade de Direito (FADIR), Nampula | 03.11.2017

III JORNADAS CIENTÍFICAS NA FACULDADE DE DIREITO

No âmbito da promoção do espírito investigativo, a Faculdade de Direito (FADIR) da Universidade Católica de Moçambique (UCM) em Nampula, através do Centro de Pesquisa Konrod Adnauer (CEPKA) realizou, nos dias 26 e 27 de Outubro de 2017, na Sala Magna Nossa Senhora de África desta Faculdade, as III Jornadas Cientificas, com o lema: Direito e as Novas Tecnologias de Informação e Comunicação.
O evento contou com a presença dos assessores do Vice-Reitor para Assuntos Académicos e de Desenvolvimento, nomeadamente a Profa. Doutora Fernanda Caetano José, o Prof. Doutor Rafael Chadreque, e a Dra. Luisa Natéssia Marufo bem como Docentes, Estudantes, CTA da FADIR. Fizeram parte igualmente, estudantes de outras instituições de ensino superior da cidade de Nampula, que abordaram vários temas relacionados com o Direito e as Novas Tecnologias de Informação e Comunicação entre outros temas transversais.
Depois da abertura, feita pelo Prof. Doutor. Padre Fernão Magalhães Raúl, Director da faculdade, o Dr. Zacarias Filipe Zinocacassa, Director Adjunto Pedagógico da FADIR, deu o tema introdutório sobre “O Direito e as novas Tecnologias de Informação e comunicação”, realçando a relação entre o avanço tecnológico e as disposições da legislação Moçambicana.
Divididos em três painéis, os palestrantes abordaram temas bem contextualizados com a realidade actual da província e do país. O Mestre Nelson David Chapananga falou sobre os problemas modernos relativos à responsabilidade bancária Caso de Fraude electrónica. Este e outros temas favoreceram o maior interesse dos participantes, convidados e toda comunidade académica da FADIR.
Para além das apresentações em plenário, houve momento cultural (tufo) apresentado pela Associação Família Aleikum Assalam.
Das apresentações, notou-se a maturidade académica dos participantes que assumiram a ocasião como um momento de partilha de conhecimentos, contribuindo para dar uma base, para a resolução dos actuais problemas do nosso país, e sobretudo para o crescimento científico da Faculdade de Direito, em particular e da UCM em geral.