Watch video

Projecto De Implantação de um Viveiro de Mudas Florestais

O projecto de viveiro agro-florestal tem como finalidade desenvolvimento de aulas, pesquisas e produção de mudas frutífera e florestais para fornecimento a nível local. Para concretização do projecto de viveiro agro-florestal foram levantados materiais, infra-estruturas disponíveis e não disponíveis e custos associados.

Projecto De Implantação de um Viveiro de Mudas Florestais

Viveiro é um determinado local onde são concentradas todas as actividades de produção de mudas florestais ou frutífera. É o local onde as mudas são produzidas, dispostas de forma regular, abrigadas em ambiente favorável, observados os critérios técnicos de instalação, visando obter material botânico de qualidade para plantação em local definitivo.

Os viveiros devem possuir estruturas, equipamentos, ferramentas e pessoal técnico e de apoio que viabilizem e optimizem a produção de mudas em quantidade e com qualidade desejável para o seu estabelecimento promissor no campo, cumprindo com a sua função na recomposição e recuperação do ambiente ou fornecimento dos produtos da árvore como o caso de fruteiras.

Em Moçambique, como a maior parte de África, enfrenta problemas sérios de desnutrição, problema este que pode ser minimizado potenciando a fruticultura familiar mediante o fornecimento de mudas de fruteiras por outro, o país envolve problemas ambientais e paisagísticos no meio urbano que podem ser minimizados com estabelecimento de espécie florestais no meio urbano, jardins e áreas degradadas. Como forma de contribuir a faculdade pretende estabelecer um viveiro agro-florestal para fornecer mudas de fruteiras e florestais a nível local e regional.

Justificativa

O estabelecimento do viveiro tem como propósito, contribuir no fornecimento de mudas florestais e frutíferas as comunidades de locais que por sua vez espera-se impactos positivos como melhoria da dieta da comunidade local com produção de frutas, melhoria do ambiente paisagístico com aproveitamento de plantas ornamentais e de uso múltiplo. Para a componente académica espera-se que contribua no ensino de varia cadeira dos cursos ministrados a nível da faculdade e constitui área de pesquisas principal identificação de espécies adaptadas a mudanças climática e sirva de campo de experimentação para realização de trabalhos de culminação do curso.

Doações

Percentagem arrecadada

479.102,00 MZN
0%

A sua ajuda é importante para a nossa comunidade

Galeria de Imagens

Uma divisão de uma universidade que coloca a atividade acadêmica em um ambiente comunitário de estudantes e professores, geralmente em uma residência e com refeições compartilhadas, a faculdade tendo um grau de autonomia e um relacionamento federado com a universidade em geral.

Detalhes do Projecto

Entre os actores do programa destacam-se:

Objectivos

  • Formar estudantes em matérias de sementes, viveiros florestais, plantações e fruticultura;
  • Promover a componente de investigação e preparação dos trabalhos de culminação de curso;
  • Produzir material para programas de extensão e educação ambiental;
  • Produzir mudas de fruteiras, plantas de ornamentação e algumas espécies florestais para fins comerciais;

Resultados esperados do Programa:

Edificações necessárias

Actualmente destacam-se as seguintes necessidades a reabilitação dos alfobres, montagem de canteiros no sombrite, montagem da estrutura do teto do e, e fertirrigação, Avaliação e reabilitação dos armazéns para reforçar a segurança.

O tecto deve ser construído com base no aço galvanizado e coberto com sombrite no teto e a estufa deve ser constituída com base em aço galvanizado e coberto com um plástico e instalação sistema de rega e equipamentos de automação. Canalização de água de duas cisternas para um tanque suspenso para alimentar o viveiro.