Watch video

Projecto De Desenho/Dimensionamento do Sistema de Rega Localizada e por Gotejamento

A Faculdade de Ciências Agronómicas, ciente da sua responsabilidade de oferecer serviços de ensino e aprendizagem aos seus formandos, contribuindo desse jeito para a elevação do número de profissionais qualificados para responder às exigências de desenvolvimento do pais e da região.

Projecto De Desenho/Dimensionamento do Sistema de Rega Localizada e por Gotejamento

A Faculdade de Ciências Agronómicas da Universidade Católica de Moçambique, em Cuamba, pretende instalar um pequeno sistema de irrigação localizada nos seus campus universitários para práticas agrícolas e produção agrícola continua no âmbito de formação e treinamento dos seus estudantes. Dentro de campus universitário existe uma área de dois (2) hectares reservados para práticas agrícolas dos estudantes que decorrem em regime de sequeiro. Este facto impossibilita agendar cadeiras de práticas agrícolas a qualquer período do ano. Todas cadeiras com práticas agrícolas são alocadas apenas no período chuvoso, o que dificulta a conciliação das cadeiras com as precedências entomológicas e edafoclimáticos.

Uma visão holística como uma Universidade, a Faculdade tendera que empreender o maior esforço possível para que as experiencias agrícolas decorram todo o período do ano. Para o efeito o sistema de rega será indispensável para responder esta necessidade tao premente para a Faculdade de Ciências Agronómicas.

Equacionados estes factores julgou se necessário o desenho de um pequeno sistema de irrigação nos campus universitário, para fazer face a prática e treinamento contínuo dos estudantes na matéria de produção agrícola.

A faculdade possui máquinas, implementos e alfaias para actividade de prática de campo, faltando apenas o sistema de rega para completar o ciclo de experimento agrícola.

Para de facto fechar o ciclo de experimento, desenhou se o presente projecto de desenho de pequeno sistema de rega por gotejamento (Drip irrigation) para uma área de 2 hectares.

Doações

Percentagem arrecadada

269.279,85 MZN
0%

A sua ajuda é importante para a nossa comunidade

Galeria de Imagens

Uma divisão de uma universidade que coloca a atividade acadêmica em um ambiente comunitário de estudantes e professores, geralmente em uma residência e com refeições compartilhadas, a faculdade tendo um grau de autonomia e um relacionamento federado com a universidade em geral.

Detalhes do Projecto

Entre os actores do programa destacam-se:

Visão

É visão do projecto estabelecer-se como local de referência tanto de ensino e aprendizagem assim como de praticas experimentais em todas épocas do ano.

Missão.

Constitui missão do projecto contribuir substancialmente para melhoria de praticas experimentais agrícolas assegurando assim a competência profissional dos técnicos e futuros engenheiros agrónomos. Paralelamente, o projecto pode constituir-se como centro de ensino e aprendizagem para os produtores agrícolas locais por via de serviços de extensão com base nos resultados de investigação.     

Resultados esperados do Programa:

Principais “Stakeholders” (partes interessadas)

Os estudantes, o Governo, as autoridades locais, as comunidades, os produtores agrícolas constituem a cadeia dos principais agentes interessados de forma directa ou indirecta. Especial referencia à Instituto de Investigação Agraria de Moçambique (IIAM), que tem sido um dos principais elementos interventivo na investigação agrícola. Especial referência também às duas empresas agrícolas na Província do Niassa, nomeadamente a SANI e a MLT, com quem se poderão desenvolver trabalhos de pesquisa.

Recursos Humanos.

A composição da força de trabalho do campo na fase inicial do projecto para a implatacao do sistema será de trabalhadores internos da Faculdades, pos, a Faculdade já tem na sua massa laboral, Canalizador, pintor, pedreiro, electricista, so vai se precisar a contratação de um eng. de construção civil sénior para monitorar o processo de montagem do sistema ou pessoa com experiencia na montagem de sistemas de rega.