Os doutorandos em Inovação Educativa da Faculdade de Educação (FEC) e Comunicação da Universidade Católica de Moçambique (UCM), em Nampula, defenderam as suas teses no passado dia 23 a 28 do mês de Abril do ano de 2020, através de videoconferência, usando a plataforma Microsoft Teams.

A defesa foi presidida pelo Professor Doutor Fernando Canastra, Vice-Reitor da Área Académica em representação do Magnífico Reitor da Universidade, Professor Doutor Padre Filipe Sungo. O evento contou com a participação dos Professores Doutores das Universidades Católicas de Moçambique e Portugal, das Universidades Rovuma, Academia Militar, Universidade Lúrio e Universidade Pedagógica como membros dos Júris, entre eles arguentes e vogais.

Com a duração de três anos, o curso de Doutoramento em Inovação Educativa procura contribuir para a inovação, excelência e desenvolvimento das áreas relacionadas às ciências de educação, e por isso, foram apresentados temas relacionados com as experiências vividas no dia-a-dia e inquietações que assolam o sistema educacional do nosso país – Moçambique.

Com base nas apresentações pelos doutorandos, percebe-se que durante a formação tiveram a capacidade de aprofundar os conhecimentos e desenvolver as suas pesquisas de acordo com a realidade encontrada nas áreas de estudo.

Salientamos que as defesas decorreram em duas fases: a primeira realizada com sete (7) candidatos e a segunda fase realizar-se-á nos dias treze (13) e catorze (14) de Maio do ano em curso e será composta por quatro (4) candidatos. Não obstante, importa referir que a Faculdade de Educação e Comunicação, para além do Doutoramento em Inovação Educativa, que vai na sua 5ª edição neste ano, oferece também o Doutoramento em Ciências da Comunicação com as seguintes linhas de investigação: Comunicação Organizacional, Comunicação Empresarial e Comunicação Digital.

Por. Berlinda Eugénio

Fotografias. Genice Dias e Gelácio Rapieque