Os docentes da Faculdade de Educação e Comunicação (FEC) da Universidade Católica de Moçambique (UCM) em Nampula beneficiaram de uma capacitação sobre o uso da plataforma Moodle, nos dias 21 a 23 de Abril de 2020. A capacitação teve lugar na Sala Madre Teresa de Calcutá da Faculdade e foi ministrada pelo Dr. Osvaldo Francisco, docente e Coordenador do Departamento de Tecnologias Educativas da Faculdade.

A Plataforma Moodle é um sistema de gestão de aprendizagem e também uma plataforma educacional online que fornece ambientes personalizados de aprendizado para os alunos. Trata-se de um modelo em software livre, utilizado como ferramenta de apoio ao ensino e à aprendizagem e funciona, praticamente, como uma sala de aula online.

De acordo com o Dr. Osvaldo Francisco, falando momentos antes do início da capacitação, sublinhou que a principal vantagem da plataforma é concentrar num único espaço todas as informações relativas à disciplina; afirmou ainda que o objectivo principal do evento foi o de “capacitar os docentes em termos de uso correcto da plataforma, de maneira a que lecionem as suas aulas sem nenhuma dificuldade, principalmente neste momento em que o país decretou o estado de emergência, devido à pandemia do Covid 19”.

Ainda na sua explanação, disse que a capacitação foi produtiva e que o uso correcto da mesma plataforma não será difícil, não obstante, declarou haver necessidade de mais capacitações, aconselhando os participantes a fazerem o uso contínuo.

Importa referir que a capacitação foi organizada em grupos compostos por dez (10) docentes por cada sessão de modo a manter as regras estabelecidas para a não propagação do vírus.

Por. Berlinda Eugénio

Fotografias. Genice Dias