A Faculdade de Recursos Florestais e Faunísticos da UCM, a ESTAMOS, a DPTADER-Serviços Provinciais de Florestas e Fauna Bravia e o Conselho Municipal da Cidade de Lichinga realizaram, no passado dia 21 de Março do ano em curso, a Arborização Urbana do bairro de Sanjala no Município de Lichinga.

Anualmente é celebrado no dia 21 de Março, o Dia Internacional da Floresta. No presente ano, as festividades tiveram como lema “Florestas e Biodiversidade: preciosas demais para ser perdidas”. Nesse âmbito a UCM-FAGREFF, a ESTAMOS, a DPTADER, e o Conselho Municipal realizaram a arborização urbana por meio de plantio de árvores de sombra da espécie Acácia sp no bairro Sanjala, no Município de Lichinga.

O principal foco foi o de consciencializar a população sobre a importância do plantio das árvores, quer ao nível do equilíbrio ecológico e ambiental, bem como da própria qualidade de vida dos cidadãos. Foram plantadas aproximadamente 300 árvores, tendo feito parte desta actividade os docentes, estudantes do curso de Licenciatura em Gestão de Recursos Florestais e Faunísticos da UCM, alunos da Escola Secundária Eduardo Mondlane e representantes de diversas entidades Públicas e Privadas.

De acordo com os organizadores desta actividade, o plantio de árvores não deve apenas ser realizado no dia da floresta ou em dias comemorativos, devendo ser feito no cotidiano por todos, pois actualmente estamos a enfrentar o problema do aquecimento global, e uma das formas mais eficazes de combater este fenómeno é por meio do plantio de árvores. Visto que, somos nós, os protagonistas do abate excessivo de árvores sem efectivar a sua reposição, contribuindo deste modo para o aumento dos gases do efeito estufa.

A actividade de consciencialização, sensibilização e plantio de arvores é contínua, tendo inicio no dia 21 de Março (Dia Internacional das Florestais) e terminará no dia 22 de Abril (Dia Mundial da Terra).

Forma de Tratamento do “Jornalista’’: (Relações Públicas)

Nome e Apelido do “Jornalista’’: (Tapsiny Nunes Manuel)

Imagens: (Tapsiny Nunes Manuel)