No passado dia 22 de Fevereiro de 2020, decorreu nas instalações da UCM-FAGREFF, a Primeira Sessão Presencial de Capacitação em matéria de Planificação Didáctica. A formação teve início com uma oração proferida pelo Pe. Adelino Lopes, Capelão da UB, tendo em seguida o Prof. Doutor Felipe André Angst, Director da FAGREFF dado as notas de boas vindas e procedendo com a apresentação do programa.  Referiu que o ano académico começa com uma jornada de formações psicopedagógicas sendo esta, a primeira de muitas em virtude do cumprimento das exigências actuais do ensino superior, que actualmente requer que os docentes tenham um determinado número de horas de formações psicopedagógicas.

A capacitação teve como objectivos contribuir para a melhoria da qualidade da formação de docentes do Ensino Superior, actualizar conhecimentos e competências científicas e pedagógicas e partilhar algumas orientações didácticas de planificação de uma Unidade Curricular. Esta teve como facilitador Dr. Stiven Manuel, Director-Adjunto Pedagógico da FAGREFF. Em sua intervenção o orador referenciou que a planificação deve ser bem-feita e programada, em seguida apresentou a calendarização das tarefas incluindo nesta alguns tópicos necessários para a elaboração de uma planificação didáctica, que deverá culminar com a elaboração de uma planificação semanal de aulas e a posteriormente a sua apresentação apresentação. É relevante salientar que a capacitação é contínua, estando a decorrer nas Aulas Online – na Plataforma Moodle.

No final, o Prof. Doutor Felipe André Angst expressou o seu agradecimento aos docentes lembrando que são estes que dão vida, dinamismo à Faculdade e fazem com que esta exista, desafiou-os a apostarem na sua evolução académica, para que continuem com os estudos e ainda repisou que estes devem procurar entender o Sistema de Ensino Superior para que o processo de Ensino e Aprendizagem se torne mais fácil. Nesta vertente, terminou dizendo que os docentes devem ser um exemplo para os seus estudantes no âmbito da pesquisa, devem ser professores pesquisadores e envolverem-se na divulgação da Missão e Visão da FAGREFF entre os estudantes e para o seu próprio domínio.

Participaram da capacitação os membros de Direcção e 46 docentes a tempo inteiro e parcial dos vários cursos ministrados na FAGREFF.

Forma de Tratamento do “Jornalista’’: (Relações Públicas)

Nome e Apelido do “Jornalista’’: (Dra. Tapsiny Nunes Manuel)

Imagens: (Tapsiny Nunes Manuel)