Teve lugar na passada quinta-feira, dia 12 de Março do corrente ano, na Sala Magna, a cerimónia de tomada de posse da nova Directora da Faculdade de Ciências Agronómicas (FCA) da Universidade Católica de Moçambique (UCM), Engª Cornélia da Natividade Alberto Gafah, em substituição do Dr. Edson Camacho dos Santos Nogueira. Deu-se início do evento com oração de abertura, proferida pelo Reverendo Pe. James Mwingani, Pároco da Paróquia São Miguel de Cuamba em representação da sua Excelentíssima Reverendíssima Dom Atanásio Amisse Canira, Bispo da diocese de Lichinga.

Depois da apresentação da Biografia e leitura do despacho de nomeação da Directora, feito pelo secretário Dr. Nito Impissa, seguiu-se ao juramento, onde a Directora da FCA, prometeu cumprir as funções e desempenhar com lealdade, com o sentido ético e de responsabilidade no exercício das suas actividades como gestora da FCA.

De seguida, o Director cessante, Dr. Edson Nogueira, fez a entrega do relatório e da chave simbólica a actual Directora da FCA. Durante a sua intervenção, agradeceu ao Magnifico Reitor Prof. Doutor Padre Filipe Sungo, ao Magnifico Reitor Cessante Prof. Doutor Pe. Alberto Ferreira, aos Vices Reitores e ao Prof. Doutor Padre Rafael Sapato – Vice cessante, a toda comunidade académica e colaboradores do Instituto de Educação a Distancia, por apoio incondicional e conselhos enquanto Director da FCA e ainda por ter merecido a confiança de servir a FCA durante três anos.

A actual directora na sua intervenção, endereçou uma saudação especial a sua Magnificência e a todos presentes. No que concerne ao cargo confiada, a directora aceitou comprometendo-se em encarar todos os desafios que lhe espera pela frente, aprender dia a dia, com a orientação da Reitoria e dos colegas da FCA (Estudantes, docentes, CTA, e Parceiros) que abraçam a causa da Faculdade. Comprometeu-se também em garantir o crescimento, a qualidade, a inovação na formação dos estudantes, o bem-estar dos funcionários, gestão transparente na busca dos objectivos que a Faculdade almeja atingir. No final da sua intervenção, disse ao Magnífico Reitor da UCM “As portas da FCA estão abertas para a Vossa Magnificência, venha sempre que puder afim de partilhar as suas sábias palavras em prol do desenvolvimento da UCM e da nossa Unidade básica em particular”.

O Magnifico Reitor da UCM, Prof. Doutor Padre Filipe Sungo, durante o seu discurso, lembrou a todos a missão e visão da UCM, disse ainda que a Universidade apesar de ter princípios Católicos, ela acolhe todos e pediu aos presentes, a pautarem pelo respeito dos princípios universalmente aceites pela Igreja Católica.

Todavia, agradeceu aos novos ingressos pela escolha da FCA. Pediu também aos docentes que sejam criativos na investigação e optem as boas metodologias para os estudantes no sentido de facultar o Processo de Ensino e Aprendizagem

Contudo, o Magnifico Reitor da UCM, terminou o discurso com o seguinte conselho “A preguiça é a irmã mais velha da Pobreza”.

Depois da bênção final, a Mestre de Cerimonia Drª Ana Arone, convidou a todos duma maneira separada para uma secção de foto, que antecedeu com um brinde de champanha.

Autor e Imagens:  Belito OliveiraRelações Publicas