No passado dia 13 Março de 2020, a Faculdade de Ciências Agronómicas (FCA) da Universidade Católica de Moçambique (UCM), recebeu no seu campo Experimental, os estudantes da 12ª classe da Escola Secundária de Cuamba (ESGC) com o objectivo de tornar os alunos familiarizados com a prática da agricultura.

Os estudantes foram acompanhados pelo Eng. Gregory Saxon que explicou o funcionamento dos equipamentos para a obtenção de ração, deixando assim os estudantes muito entusiasmados com a ideia de se juntar à família FCA no ano que vem.

Em entrevista, a professora da Agro- Pecuária da ESGC, Engª Ana Paula Teixeira, justificou a escolha da visita ao campo experimental da FCA, mencionando a FCA ser uma faculdade com docentes qualificados na área de agricultura, por apresentar uma grande área para a prática de agricultura, confirmada por este campo apresentar diversas variedades de culturas, ensaios de estudantes de finalistas FCA, a existência da parte pecuária (criação de gado bovino, caprino, frangos) e também por existir uma fábrica de ração. Todas estas áreas demonstram o objectivo primordial de conciliar a teoria e a prática, aproveitando assim as potencialidades que a FCA possui.

Em entrevista, a estudante da ESGC de nome Joaquina Ana Cuambi, mostrou-se feliz e louvou a iniciativa da direção da Escola. Teve conhecimento que a FCA pratica a agricultura inorgânica aliada a vários métodos, exemplo disso é a consociação de culturas (milho, feijão, soja e outras). Em relação à fábrica de ração, ela disse estar feliz com o que aprendeu.

Por outro lado, o estudante da ESGC Dirceu Castro, sublinhou como pontos preponderantes naquele aprendizado, a rotação, consociação de culturas, agricultura de conservação no caso do mulching e a lavoura profunda. No que concerne à fábrica de ração, disse estar surpreso por ter visto o capim moído a servir de alimento para o gado e cama para os frangos.

Para este aprendizado juntaram-se 250 estudantes da Escola Secundária Geral de Cuamba com os respectivos professores, estudantes estagiários da FCA e o Eng. Gregory Saxon, responsável pelo campo experimental.

Autor:Belito Oliveira – Relações Publicas

Imagens: Edson Chivanza