Realizou-se no passado dia 28 de Fevereiro do ano em curso, na sala Magna da Faculdade de Gestão de Turismo e Informática (FGTI) da Universidade Católica de Moçambique (UCM) a abertura do ano Letivo de 2020, da Universidade Católica de Moçambique, cuja a cerimónia oficial teve lugar na cidade da Beira.

A cerimónia contou com a presença dos membros de Direção da FGTI, representantes de outras Instituições de Ensino Superior, Docentes da Faculdade, Corpo Técnico Administrativo e Estudantes da FGTI. A mesma iniciou com a celebração Eucarística, presidida pelo Reverendo Padre Valeriano Perezo, em representação da Sua Excelência Reverendíssima, Dom Luiz Fernando Lisboa, Bispo da Diocese de Pemba.

O segundo momento da cerimónia, foi marcado pela intervenção da Professora Doutora Bianca Gerente, Diretora da Faculdade, tendo desejado a todos boas vindas e votos de um bom ano académico. Em seguida, fez a devida apresentação dos convidados de Honra, Membros de Direção da FGTI, Coordenadores de Cursos, Docentes, Membros do Corpo Técnico Administrativo e Estudantes da Faculdade.

No seu discurso, a Diretora da Faculdade, disse que “o início do ano lectivo é sempre um momento especial, um momento de renovação de esforços e compromissos de parte a parte. E acrescentou dizendo que como gestores e docentes da FGTI, reafirmam a prontidão em continuar a colaborar com os conhecimentos e inteligência para a formação dos estudantes”.

Acrescentou ainda que dos Estudantes, espera-se o empenho cada vez mais nos estudos, cultivando um espírito aberto, crítico, colaborativo, e de muita exigência não só para com os docentes, mas também para com eles próprios.

Disse ainda estar certa de que é essencial a consolidação da qualidade e inovação para o desenvolvimento da Universidade Católica de Moçambique, em particular da FGTI para se atingir o objetivo de estar entre as melhores Universidades de Moçambique.

Para a sua aula de sapiência, este ano a FGTI contou com a presença Dra. Evelyn Santos, Doutoranda em Psicologia da Educação e Investigadora no Centro de Investigação em Didática e Tecnologia da Universidade de Aveiro, sob o lema: “A qualidade do Ensino Superior: Desafios Éticos na Formação Humana e Profissional”, onde enfatizou o quão é importante manter a Ética em todas as esferas da vida, e estimulou a reflexão no seio de todos que se fizeram presentes na cerimonia de abertura do ano letivo por forma a optarem pelo bem.

A cerimónia foi abrilhantada por vários momentos, dentre eles, teatro e música que traziam à tona a necessidade e importância de fazer parte do meio académico.

No fim da cerimónia, o Assistente Espiritual da Faculdade, Padre Valeriano Perezo deu a Bênção final.

Texto: Catija Bhikha, Joana Soares

Foto: Catija Bhikha, Joana Soares