A Faculdade de Gestão de Recursos Florestais e Faunísticos (FAGREFF) da Universidade Católica de Moçambique (UCM) realizou no passado dia 28 de Fevereiro do ano em curso, no Auditório DOM ÉLIO, a cerimónia de abertura simples do ano Lectivo e Académico sob o lemaA Qualidade No Ensino Superior: Desafios Éticos Na Formação Humana e Profissional”.

A cerimónia de abertura do Ano Lectivo na FAGREFF foi antecedida de uma Celebração Eucarística, presidida por sua Excelência Reverendíssima Dom Atanásio Amisse Canira, Bispo da Diocese de Lichinga. Após a celebração eucarística, coube ao Pe. Adelino Alfredo Lopes, Capelão da FAGREFF, dar as notas de boas vindas a todos os convidados e à comunidade académica ali presente, agradeceu a presença de todos os participantes convidados e membros das instituições do ensino superior, os prelados das confissões  religiosas sedeadas na cidade de Lichinga, os estudantes noviços e antiquados que são o motivo da simbólica cerimónia que estavam a testemunhar simultaneamente presidida pelo magno chanceler na cidade da Beira.

Convidou os estudantes do primeiro ano a sentirem-se em casa porque escolheram a melhor instituição do ensino superior da urbe. E depois de apresentar os grupos que compõem a Pastoral Universitária como o de São Gabriel Arcanjo (responsável pela animação da vida espiritual), o do Núcleo Umpepe (Saúde Reprodutiva e Sexual, Género e HIV/SIDA) e Grupo Cultural (entretenimento), convidou a todos para que escolham um dos grupos para uma formação completa.

Seguiu-se a apresentação dos membros de Direcção, dos coordenadores, dos docentes, CTAs e estudantes da FAGREFF realizada pelo Prof. Doutor Felipe André Angst, Director da FAGREFF, e nessa altura aproveitou para cumprimentar a todos os convidados, em especial ao Bispo pela disponibilidade e fez menção dos cursos que a FAGREFF oferece para o ano 2020, dando destaque ao curso de Licenciatura em Gestão de Recursos Florestais e Faunísticos que é o curso que dá nome à UB; adiante mencionou o curso de Direito, Contabilidade e Auditoria, mestrado em Administração e Gestão de Negócios (MBA), Gestão e Administração Educacional e Direito Administrativo, por fim apresentou o corpo docente para cada curso mencionado.

Posteriormente e de acordo com o programa do dia, seguiu-se a aula de sapiência sob tema “A Qualidade no Ensino Superior: Desafios Éticos na Formação Humana e Profissional”, da qual foi orador, Dr. Stiven Manuel, Director Adjunto-Pedagógico da Unidade Básica. Em sua intervenção fez menção às controvérsias existentes no Ensino Superior, referenciando que os aspectos relacionados ao tema em questão surgem no âmbito da garantia da qualidade do Ensino Superior, com o objectivo de responder às exigências de desenvolvimento do País. Referiu ainda que a qualidade no ensino superior em Moçambique depende da união entre as instituições de ensino para que esta seja satisfatória, as Instituições de Ensino Superior devem produzir conhecimento científico para formar cidadãos dotados de competências e profissionalismo que sejam capazes de contribuir para o desenvolvimento do País, apelou para que a comunidade académica, em concreto docentes e estudantes realizem investigações cientificas, participem de jornadas científicas e demais eventos de carácter cientifico e académico, pois o que identifica uma Universidade é a investigação e esta faz parte dos desafios do Ensino Superior em Moçambique.

Para terminar, o orador apresentou os desafios éticos na Formação Humana e Profissional, dentre os quais encontramos os seguintes desafios: mobilizar os saberes científicos para resolver os problemas da sociedade; desenvolver competências nos estudantes, potenciar os estudantes para fazerem novas coisas; o respeito & humildade académica; a humanização da ciência e dos seus actores, produção de conhecimento pelos docentes e por fim a cultura cientifica para formar melhores cidadãos.

Fizeram parte da cerimónia Sua Excelência Reverendíssima Dom Atanásio Amisse Canira, Bispo da Diocese de Lichinga, Representantes de Instituições de Ensino Superior, Representante da Direção de Ciência e Tecnologia, Ensino Superior e Técnico Profissional, Instituições Religiosas, a Direcção, Estudantes, Docentes e CTA’s da FAGREFF. O evento contou com vários momentos culturais proporcionados pelos estudantes pertencentes ao Núcleo Umpepe e Grupo Cultural, através de canto, dança e peça teatral.

Texto e Imagens: Tapsiny Nunes Manuel – Relações Públicas