A Faculdade de Ciências Agronómicas (FCA) da Universidade Católica de Moçambique (UCM) acolheu na passada sexta-feira, dia 28 de Fevereiro, a abertura do ano lectivo. A cerimónia juntou membros do governo do distrito de Cuamba, representantes de Instituições de Ensino Superior, Escolas Secundárias, Comunidade Académica (Docentes, estudantes, Corpo Técnico Administrativo), Instituto de Educação à Distancia (IED), entre outros.

A cerimónia iniciou com uma celebração eucarística presidida pelo Vigário da Diocese de Lichinga Pe. Agostinho do Rosário em representação da sua Excelentíssima Reverendíssima Dom Atanásio Amisse Canira, Bispo da Diocese de Lichinga. Durante a homília falou da presença de Deus nas nossas vidas e pediu a todos que respeitassem o momento quaresmal. Terminou a missa com uma mensagem de encorajamento aos estudantes, na qual pediu que se concentrassem nos estudos e não coisas alheias pois poderão atrapalhar os seus estudos.

Depois da celebração eucarística, a Directora da FCA, Engª Cornélia Natividade Alberto Gafah, na sua mensagem, agradeceu a presença e deu boas vindas a todos, em especial aos novos ingressos pela confiança que fizeram a FCA para a formação do nível do Superior. Ainda na sua intervenção deixou os seguintes termos: “Caros estudantes de novos ingressos, nesta caminhada académica, irão viver momentos de alegrias e outros menos alegres. Devem aproveitar todas energias positivas para ajudar quando estiverem a passar dificuldades, pois a vida académica requer sacrifício, entrega e muita persistência”. A toda comunidade académica apelou para continuarem a velar pela qualidade de serviços, comportamento e serem exemplos para os novos ingressos. Também referiu que a faculdade é de todos e como família devemos nos ajudar mutuamente em prol do crescimento da FCA.

A Oração de Sapiência com o tema: A qualidade do Ensino Superior: Desafios Éticos na Formação Humana e Profissional, foi proferida pelo Dr. Graciano Pessuro, Doutorando no curso de Humanidades. Durante a aula, disse que a qualidade faz parte do ensino superior, Universidade, Escolas Superiores, Institutos Superiores Politécnicos, Institutos Superiores, Academias e Faculdades. Todavia, sublinhou que a qualidade não se compra, mas sim inicia de cada um de nós, na qualidade de docente e estudante. Seguidamente, mostrou dez indicadores para um ambiente saudável no processo de Ensino e Aprendizagem, falou da preparação psicológica como factor chave para um bom professor. “Caros professores, mesmo que sejam Mestres, Professores Doutores, etc, é importante que preparem a matéria antes de irem as salas de aulas evitando o fracasso no processo de ensino porque o estudante de hoje tem a sua disposição inúmeras fontes e referências de consulta” – disse o Dr. Pessuro.

O Excelentíssimo Administrador do distrito de Cuamba, Dr. João Júlio Maguinge na sua intervenção saudou a toda comunidade académica, principalmente aos novos ingressos e encorajou-os a levarem as oportunidades dadas pelos seus pais ou encarregados de educação, pois existem pessoas que queriam a mesma oportunidade de estudar, mas por questões financeiras não é possível.

E durante a intervenção o Dr. Isidro Sacur em representação ao Edil de Cuamba, referiu que a UCM foi a única casa que ele escolheu para fazer o nível superior, um nível esse que ele terminou como o melhor estudante, que na altura foi presenteado com 5 milhões de meticais actuais 5 mil. “Meus amigos, estudem, estudem, pois assim poderão passar” – terminou o Dr. Isidro Sacur.

Depois da bênção final, a Mestre da Cerimónia Drª Alaida Saida, convocou a todos presentes para uma sessão de foto família.

Elaborado por: Belito Oliveira – Relações Publicas

Imagens: Edson Chivanza