A referida capacitação decorreu no dia 29 de Maio do ano em curso nas instalações da Faculdade de Direito (FADIR) da Universidade Católica de Moçambique (UCM) e teve como lema “O Psicopedagogo.” Ministrada pelo Professor Doutor Padre Adérito Gomes, a capacitação tinha como objectivo, doptar os docentes de ferramentas actuais de ensino e aprendizagem como forma de garantir maior qualidade neste processo.

Durante a capacitação foram abordados diferentes temas, com destaque para pedagogia e a didática no ensino, as competências para o processo de ensino e aprendizagem, a metodologia no ensino, entre outros.

Na ocasião, o orientador, afirmou que a psicopedagogia é a base de organização lógica das actividades de todo professor e do aluno, ou seja, ela explica como a aprendizagem ocorre. É através da psicopedagogia que os professores planificam suas aulas.

Estas aulas devem ser conduzidas tendo em conta a realidade daquele lugar, das dificuldades e facilidades dos alunos, disse ainda o formador. Na continuidade do seu discurso explicou que a psicopedagogia é a base para a compressão sistémica dos alunos, isto é, o professor tem que ensinar tendo em conta o cognitivo, emocional e psicomotor dos seus estudantes. É importante que o professor esteja comprometido não só com seus alunos, mas também com os pais e encarregados de educação e a sociedade no geral pois, para além de ensinar, ele desempenha o papel de conselheiro e mediador.

O Professor Doutor Padre Adérito, lembrou que um bom professor é aquele que se empenha no processo de ensino e aprendizagem, e que está comprometido com a verdade, honestidade, ética e deontologia na sua missão de ensinar porque esta é uma profissão nobre.

Participaram desta formação os membros de Direcção, docentes a tempo inteiro e a tempo parcial.

Por: Faculdade de Direito

Revisão: Departamento de Comunicação e Protocolo