O evento conjunto organizado pelas Faculdades de Direito das Universidades Católica e Rovuma, decorreu no passado dia 17 de Maio no Centro Cultural UniRovuma. Contou com a presença do Director Adjunto Pedagógico da FADIR, Professor Doutor Neucilto Alberto Chapila e do Director Adjunto Pedagógico da FADIUR, Professor Doutor Melquisedec Muapala, membros do Instituto de Patrocínio e Assistência Jurídica, Ordem dos Advogados de Moçambique, Docentes e estudantes das duas Faculdades.

No discurso inaugural, o Director Adjunto Pedagógico da FADIUR, o Professor Doutor Melquisedec Muapala, mostrou-se satisfeito com a organização do evento, sublinhando que a mesma é uma oportunidade de troca de experiências, aprendizagem entre as duas faculdades e não uma competição.

Por seu turno o representante da Faculdade de Direito da UCM, Professor Doutor Neucilto Alberto Chapila, disse que o evento foi uma oportunidade de partilha de conhecimentos práticos como resultado do aprendizado teórico, o que enriquece o saber fazer. Acrescentado que esta actividade inovadora deve dar continuidade.

O julgamento fictício teve 2 secções, constituído por 2 grupo, e cada um era constituído por 1 Juiz presidente, 2 juízas eleitas, 4 advogados de defesa, 5 advogados do Ministério público, 1 oficial de diligência, 1 réu e 1 vítima.  Nos dois casos, os tipos legais de crime foram homicídio agravado, furto, tráfico, ofensas corporais e premeditação.

No final do evento que contou com cerca de 450 participantes, o representante da Faculdade de direito da UniRovuma, disse que mais do que um julgamento fictício, o acto protagonizado pelos estudantes aproximava-se da realidade, o que significa que estes foram para alem das expectativas. Para terminar, o Professor Doutor Melquisedec, agradeceu pela união das duas instituições, algo que merece continuidade pois enriquece o saber científico.

Por: Relacoes públicas da FADIR

Revisão: Departamento de Comunicação e Protocolo