Decorreu no passado dia 28 de Fevereiro de 2020, a cerimónia de abertura do ano académico na Extensão de Gurùé da Universidade Católica de Moçambique (UCM). A cerimónia teve início pelas 15 horas com a celebração eucarística na sala de Conferências do Centro Polivalente Leão Dehon, que foi presidida por Sua Excelência Reverendíssima Dom Germano Grachane, Administrador Apostólico da Diocese de Gurué.

Após a celebração eucarística, coube ao Director da Extensão de Gurùé, Prof. Doutor Pe. Daniel Raúl dar as boas vindas a todos os convidados e apresentar o corpo Directivo da Extensão, Docentes e CTA.

A cerimónia contou com um momento cultural proporcionado pelo Núcleo N’NAMULIKANA, da Extensão de Gurùé, o qual apresentou uma peça teatral.

De seguida foi a aula de sapiência subordinada ao tema “A Qualidade no Ensino Superior: Desafios Éticos na Formação Humana e Profissional” proferida por Sua Excelência Reverendíssima Dom Germano Grachane o qual enfatizou que no ambiente e contexto universitários, lutar pela qualidade de ensino, significa que o estudante deve empenhar-se para ser competente, culto e comprometido com a verdade, pela verdade e para a Verdade, enquanto o Docente deve primar pelos métodos que estimulam a capacidade de investigação dos seus discentes, sem se esquecer que ele próprio (Docente), para efectivação desta finalidade, deve ser o primeiro e incansável investigador por excelência, o que não pouco contribuirá para a qualificação do seu trabalho e culminará com um invejável brio profissional.

A cerimónia contou com a presença da Direcção da Extensão de Gurue, Gestora do IED de Gurué, dos membros do Governo e do Município de Gurùé, docentes, estudantes, CTA entre outros convidados.

A cerimónia da abertura terminou pelas 18 horas com a bênção de Sua Excelência Reverendíssima, Dom Germano Grachane.

Autor: João Pinho, Relações Públicas