Com o objectivo de despertar e fortalecer o interesse dos estudantes pela pesquisa, a Faculdade de Gestão de Recursos Naturais e Mineralogia (FAGRENM) da Universidade Católica de Moçambique, promoveu no passado dia 8 de Maio, a Primeira Jornada de Iniciação Cientifica, esta que também é uma ocasião para proporcionar aos estudantes oportunidades para explorar áreas de interesse, adquirir habilidades de pesquisa e estabelecer uma base sólida para futuros estudos e carreiras na ciência e em outros campos.

Para alem da oração de abertura proferida pelo Assistente Espiritual da Faculdade, o Reverendo Padre Filipe Ajuda, a cerimónia de abertura também contou com notas de boas-vindas apresentadas pela Directora desta unidade básica, a Profa Doutora Sílvia Nascimento, que na sua intervenção falou sobre a importância das jornadas de iniciação científica para a comunidade académica.

A conferência inaugural teve como tema “A Exploração dos Recursos Naturais e Sustentabilidade: Um Desafio para as Empresas Extractivas em Moçambique” e o orador foi o Mestre Padre Elton Laissone, docente da FAGRENM. Na sua apresentação o orador apresentou alguns desafios e as estratégias para um desenvolvimento mais sustentável e responsável na indústria extractiva.

Depois da conferência inaugural, seguiu-se a apresentação do 1° painel, focado em Engenharia de Minas e de Processamento Mineral, onde os estudantes apresentaram seus trabalhos de pesquisas e relatórios de aulas de campo, que culminaram com um debate sobre as melhores práticas e inovações na área.

No 2° painel, que tinha como foco o curso de Gestão Ambiental, os estudantes tiveram a oportunidade de expor seus trabalhos e discutir sobre os impactos ambientais e as soluções para os problemas identificados durante suas saídas às aulas de campo.

Este evento juntou docentes, estudantes e convidados, que no final visitaram a exposição patente relacionada com a oficina de reciclagem feita pelos estudantes do curso de Gestão Ambiental.

Por RPs: Ana Paula Meque e João Correia

Revisão: Departamento de Comunicação e Protocolo