São estudantes do 3º ano do curso de licenciatura em Gestão de Recursos Florestais e Faunísticos, que no passado dia 26 de Abril tiveram a oportunidade de conciliar a e a pratica, através da análise de situações praticas numa empresa de exploração e produção madeireira, no Posto Administrativo de Mussa, Distrito de Chimbunila no Niassa.

Esta é uma actividade inserida na componente curricular de Exploração e Processamento Florestal e o grupo esteve na companhia dos docentes do Departamento de Gestão de Recursos Florestais e Faunísticos, nomeadamente os Engos. Licumba e Meleco.

A aula prática decorreu nas plantações da empresa Florestas do Niassa, aqui, a equipa foi recebida pelos Engos. Alex, Manteiga e Abu, sendo o último responsável pela gestão destas plantações a nível daquele distrito.

Durante a aula, os estudantes tiveram a oportunidade de acompanhar todas as etapas de exploração florestal de madeira no campo, desde a identificação da arvore até ao baldeio e/ou carregamento. Tiveram a oportunidade de observar o processo de abate de uma árvore e as operações posteriores a derruba como a desponta, o desgalhamento, a traçagem e a cubicagem (medição) dos toros.

Na mesma senda, os estudantes do Programa de Mestrado em Desenvolvimento de Recursos Florestais e Faunísticos tiveram a oportunidade de acompanhar o processo de produção de mudas da espécie de Eucalyptus sp., tratamento de poste, bem como a produção de folheados na empresa Niassa Green Resources no âmbito da componente curricular de Tecnologia de Produtos Florestais e Mercados.

Por: Mazia Alficha Nhenge, Américo Meleco e Sérgio Carlos Licumba

Revisão: Departamento de Comunicação e Protocolo