No quadro das celebrações do Dia do Engenheiro, a Faculdade de Engenharia (FENG) da Universidade Católica de Moçambique promoveu no dia 3 de Maio um workshop subordinado ao tema “O papel dos Engenheiros na resposta dos desafios do desenvolvimento Sustentável de Moçambique”.

O evento decorreu no salão Dom Silota, e pretendia-se com o mesmo promover um debate enriquecedor sobre a importância dos engenheiros na resposta aos desafios enfrentados pelo país e levantar possíveis soluções que podem contribuir para o desenvolvimento sustentável de Moçambique.

O Administrador da Faculdade, Dr. Manuel Quetane, em representação da Diretora da Faculdade, foi quem dirigiu a cerimónia de abertura do evento. Durante o workshop foram apresentados três painéis: o primeiro sobre a importância da engenharia na construção de infraestruturas resilientes, apresentado pelo Engenheiro António Chaora. O segundo painel tratou do papel das energias renováveis na garantia do acesso universal à energia em Moçambique, com a Engª. Olga Utchavo Madeira, como oradora, e no terceiro e último painel foram abordadas as soluções inovadoras e sustentáveis para garantir o acesso à energia e à alimentação, mesmo em meio às mudanças climáticas, com a participação da PhD Maria da Graça Tomás.

O workshop contou com a presença de docentes, convidados de diversas instituições de ensino e governamentais, investigadores e estudantes, que participaram ativamente das discussões e contribuíram para o enriquecimento do debate sobre o papel dos engenheiros no desenvolvimento de Moçambique.

Por Fibion Sithole – Relações Públicas

Revisão: Departamento de Comunicação e Protocolo