Com o objectivo de dotar os docentes da UCM com ferramentas psicopedagógicas para a melhoria do ensino e aprendizagem, teve lugar no dia 7 de Fevereiro de 2020, o Workshop sobre Formação Psicopedagógica para docentes a tempo inteiro e parcial da Faculdade de Engenharia (FENG) da Universidade Católica de Moçambique (UCM), tendo sido palestrante o Dr. Hélio Vasco Nganhane, doutorado em Geologia na Universidade de Coimbra.

O Workshop teve lugar no Salão Dom Francisco Sílota, com o momento de oração orientado pelo Dr. Piotr Gebala docente da FENG e de seguida a Directora da Faculdade, Dra. Daiate Inês Lucas Novela, deu as boas vindas aos presentes, enaltecendo a presença do palestrante, tendo de seguida declarado o início do workshop. Por seu turno o Director Pedagógico da Faculdade de Engenharia Dr. Rajú Lauter, fez a apresentação aos presentes na sala, lendo a biografia do palestrante.

Vários foram os temas abordados, dentre os quais: Objectivo das Universidades (Instituições do Ensino Superior), Estudante Universitário num ambiente novo, Dificuldades na relação (Estudante – Docente), entre outros. Na ocasião, falando do objectivo das Universidades, Nganhane referenciou dois grandes pilares a destacar.

Primeiro, a tentativa de resolver os problemas da sociedade, as suas condições de vida em transformação e incentivar a investigação Científica, tecnológica e cultural como meio de formação. E segundo, dar solução aos problemas com relevância para a sociedade e de apoio ao desenvolvimento do país, contribuindo para o património científico da Humanidade.

Na ocasião houve um momento de debate, exercícios e simulação de aula em torno dos temas propostos, deixando ficar igualmente algumas sugestões de melhoria das actividades dentro da sala de aula. O palestrante concluiu dizendo que existem dois grupos de docentes, “os que fazem e ensinam o que fazem e os que ensinam a teoria e muitas vezes não praticam o que ensinam”.

Para encerrar, o Director Adjunto Pedagógico, Dr. Lauter em representação da Directora da Faculdade, agradeceu o envolvimento de todos bem como o do palestrante e exortou aos docentes para que, colocassem em prática os conhecimentos adquiridos.

Participaram da palestra, os membros de Direcção e 54 docentes dos vários cursos ministrados na Faculdade de Engenharia.

Fíbion Sithole – Relações Públicas