A Faculdade de Gestão de Turismo e Informática, da Universidade Católica de Moçambique, realizou na passada Sexta-feira, 8 de Março de 2024, na sala Magna, uma palestra por ocasião do Dia Internacional da Mulher, que neste ano foi comemorado sob o lema “Investir na Mulher é acelerar o Progresso”, onde participaram os membros de Direcção, colaboradores, estudantes da Faculdade e representantes de instituições e associações dedicadas a promoção e empoderamento da mulher.

Notas de boas-vindas dadas pela Directora da Faculdade, a Professora Doutora Bianca Gerente, deram início ao evento, onde aproveitou para agradecer pela presença e felicitou pela passagem do dia, felicitações que foram especialmente às mulheres de Cabo Delgado pelo exemplo de resiliência. Ainda na sua alocução sublinhou que a ocasião era oportuna que para as mulheres debaterem e partilharem as suas experiências.

Além de celebrar as conquistas que as mulheres alcançaram ao longo dos anos, este evento serviu para debater a questão do “Empoderamento Económico da Mulher”, sob orientação da Dra Noémia da Conceição Moisés, representante da Associação dos Jovens e Empresários de Cabo Delgado e moderado pela Dra Hermingarda Rapalião do Departamento de Saúde-Género e HIV/SIDA na Faculdade de Gestão de Turismo e Informática,  onde a palestrante salientou a necessidade das mulheres terem metas e investirem nelas de forma a alçarem os seus objeticvos e serem emponderadas participando de forma activa no desenvolvimento da sociedade.

Outra questão abordada durante a palestra foi sobre a “Educação Financeira para as Mulheres” e a oradora foi a Dra. Raquel Coimbra, docente de Economia e Gestão na Faculdade de Gestão de Turismo e Informática. Nesta sessão, as participantes tiveram oportunidade de debater sobre a importância da educação financeira e domínio da sua vida económica, contribuindo assim, para o seu crescimento pessoal e profissional.

Os momentos de debate foram caracterizados por inúmeras e ricas contribuições das participantes. Por fim, a Directora da Faculdade teceu as considerações finais onde reforçou a necessidade de investir no auto-conhecimento, na auto-estima e na criação de redes de mulheres que incentivam umas as outras.

Por: Leonor Anajambala e Hassna abdulai – Relações Públicas da FGTI

Revisão: Departamento de Comunicação e Protocolo