A iniciativa conjunta levada a cabo pelos Departamentos da Pastoral universitária e Serviços sociais da Universidade Católica de Moçambique na Região 1 (um) foi realizada no dia 27 de Fevereiro no Centro de Saúde de Chingussura, arredores da cidade da Beira, e a mesma é parte das actividades planificadas para a celebração do Dia Mundial do Doente que se comemora anualmente no dia 11 de Fevereiro.

Dentre os produtos doados, destaque para lençóis para a maternidade, avental permeável, algodão, luvas cirúrgicas, hipoclorito de sódio, espátulas, entre outros.

No acto da entrega, o Capelão da Região, Reverendo Padre Bonifácio Conde, falou do enquadramento da actividade e manifestou disponibilidade em continuar a ajudar a unidade sanitária nas diversas áreas. A Mestre Rosária da Conceição, Assessora para área dos serviços sociais acrescentou que aquele acto solidário demostra a proximidade para com os mais necessitados, e que não é necessário ter muito para poder apoiar.

Por sua vez, o Director do Centro de saúde, Dr. Orlando Jamal deu a conhecer que aquela unidade sanitária faz diariamente mais de 300 consultas e agradeceu o apoio da Universidade Católica, pois ultimamente o hospital enfrenta vários desafios devido a escassez de financiamento o que condiciona a realização de alguns trabalhos, por isso que os produtos doados irão impulsionar os serviços internos.

Para além da doação dos produtos a UCM na Beira alocou estudantes dos cursos da Faculdade de Ciências de saúde à unidade sanitária e estes apoiaram no atendimento durante a manhã do dia 27, onde realizaram palestras sobre diferentes temáticas, triagem e outros serviços.

Fizeram parte da equipe da UCM, para alem do Capelão e a Assessora, os Coordenadores dos departamentos de Serviços sociais e Pastoral universitária, estudantes, agentes de pastoral entre outros colaboradores.

Por: Rogério Maduca – Assistente Técnico de Comunicação

Revisão: Paula Mugirima – Assessora para área de Comunicação e Protocolo