A apresentação das técnicas sustentáveis de controlo de pragas agrícolas aos agricultores do distrito de Cuamba, decorreu no dia 24 do mês em curso, no campo experimental da Faculdade de Ciências Agronómicas (FCA) da Universidade Católica de Moçambique (UCM), e os beneficiários são provenientes de diferentes associações de camponeses do distrito.

Esta é uma actividade conjunta desencadeada pelo departamento de Extensão Universitária e o Centro de Investigação e Desenvolvimento Sustentável (CIADS) da UCM – FCA a luz da cooperação entre a Universidade e a União Nacional de Campuneses (UNAC).

De acordo com a Coordenadora do Departamento de Extensão Universitária, Engenheira Barreta Velasco Savanguane, o extrato das folhas da Margosa (pesticida botânico), extraído da margosa, uma planta que pode ser cultivada em qualquer região do País (Moçambique) devido a poucas exigências edafoclimaticas da mesma, é um repelente natural de pragas que atacam as culturas agrícolas, como o Milho, o feijão nhemba, a soja entre outros.

Na ocasião, os agricultores tiveram a oportunidade de conhecer o passo a passo do processo de produção do pesticida, por meio da demostração feita, incluindo a explicação sobre os cuidados a ter e a aplicação deste repelente natural de pragas.

O coordenador do CIADS, Engenheiro Paulo Tebulo, explicou que a Margosa é uma planta que pode ser cultivada a nível das comunidades, e também manifestou a disponibilidade da FCA em oferecer aos agricultores para sua réplica.

No final da actividade os agricultores mostraram-se satisfeitos com a iniciativa da Universidade Católica, pois segundo contaram, poderão cuidar dos seus campos com menos custos e garantir que tenham produção isenta de pragas.

Por: Kelven Paulo Jorge – RP

Revisão: Departamento de Comunicação e Protocolo