Decorreu no passado dia 26 de Outubro do ano em curso, nas Instalações do Instituto de Formação de Professores a VIII Cerimônia de Graduação da Faculdade de Gestão de Turismo e Informática, Instituto de Educação a Distância e o Departamento de Estudos de Ética, Cidadania e Desenvolvimento.

No total foram 227 graduados, sendo 28 Mestres, nos cursos de Mestrado em Administração Pública, Administração e Gestão de Negócios, Gestão e Administração Educacional, Direito Civil, Desenvolvimento Económico Regional e Local e Psicopedagogia, e 199 Licenciados nos cursos de Administração Pública, Contabilidade e Auditoria, Direito, Economia e Gestão, Ensino de Biologia, Geografia, História, Informática, Língua Portuguesa, Matemática, Química, Ética, Cidadania e Desenvolvimento, Gestão e Administração Educacional, Gestão de Recursos Humanos, Gestão de Turismo e Hotelaria, Gestão Ambiental, Psicopedagogia e Ensino de Empreendedorismo, Tecnologias de Informação e Gestão do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais.

A cerimónia iniciou com a celebração eucarística presidida pela Sua Excelência Reverendíssima Senhor Dom Luís Fernando Lisboa, Bispo da Diocese de Pemba, que na ocasião fez a apresentação do novo Reitor da Universidade Católica de Moçambique, Professor Doutor Padre Filipe Sungo em substituição do Professor Doutor Padre Alberto Ferreira, que dirigiu a instituição durante 13 anos.

Já na segunda parte, a cerimônia contou com a presença do Secretário Permanente António Mapure, em representação do Governador da Província de Cabo Delgado, Eng. Florete Simba, Presidente do Conselho Municipal da Cidade de Pemba, Docentes, convidados e familiares dos graduados.

A seguir, deu-se um breve momento cultural, apos seguiu-se a intervenção do Magnífico Reitor, tecendo aos presentes que a UCM procura oferecer um projecto educativo e formativo integrados, uma vez que, para além da exigência de formarmos técnicos e investigadores altamente qualificados, assumimos como missão específica a formação ética, espiritual e, para muitos, religiosa, procurando, sempre, respeitar a diversidade cultural e religiosa.

O momento mais alto da cerimônia de graduação, foi convidado o Magnifico Reitor da Universidade Católica de Moçambique, para a outorga de grau aos Mestres e Licenciados, bem como a entrega de Diplomas, Certificado de Mérito aos melhores estudantes e os Parceiros da Universidade que premiaram alguns estudantes mais destacados.

Terminado o momento de outorga de grau, os estudantes procederam a leitura do juramento e mensagem dos estudantes, na qual enalteceram os esforços da Universidade em garantir que os seus estudantes tenham um ensino de qualidade, terminando por agradecer aos membros de Direcção, bem como aos docentes e colaboradores da mesma que não mediram esforços para que pudessem ter todas as ferramentas para que tornassem profissionais qualificados.

Deu-se a seguir um breve momento cultural, que culminou com a intervenção do Presidente do Conselho Municipal de Pemba, bem como do Secretario Permanente da Província de Cabo Delgado, tecendo que a UCM tem contribuído de forma significativa na formação de cidadãos qualificados, lançando igualmente aos recém graduados o desafio de criar estratégias para o crescimento económico da província.

Para terminar, o capelão da Faculdade Pe. Valeriano Perezo proferiu a bênção final e cantou-se o Hino de África, seguida da sessão de fotografias. Terminando assim, a 8ª Cerimônia de Graduação da FGTI, IED e Escola de Ética e Cidadania.

Texto: Joana Soares

Fotos: Nuno Rebocho.