Aproximando-se a época natalícia, a Extensão da Universidade Católica de Moçambique em Nacala promoveu no dia 9 de Dezembro, um Retiro de Natal, onde estiveram envolvidos estudantes, membros do Corpo Técnico e Administrativo e Docentes.

A localidade de Cabaceira Grande, no distrito de Mussoril, foi o local escolhido para este momento espiritual proporcionado pela Extensão de Nacala. “O Sentido do Natal para o Cristão”, foi o tema que norteou o retiro que teve como pregador o Padre Francisco Gabriel.

Durante o retiro, o pregador explicou que o Natal é uma celebração significativa que nos recorda o nascimento de Jesus Cristo. É uma ocasião que deve ser celebrada em família, é também um momento para os cristãos se reunirem em comunidade, celebrar a fé e reforçar os laços familiares ou de amizade.

O Padre Francisco disse ainda que, celebrar o natal é também uma forma de expressar compaixão, empatia e generosidade, pois o verdadeiro espírito natalino consiste em compartilhar e ajudar o próximo. Estas acções contribuem na construção de uma comunidade universitária mais justa e solidária, onde se cultiva a promoção do bem-estar de todos, especialmente daqueles que enfrentam maiores dificuldades.

Após a pregação os participantes tiveram momentos de reflexão individual e no final participaram da celebração eucarística e confraternização.

Por: Joana Raquel Pereca e Januário Adelino Júnior

Revisão: Departamento de Comunicação e Protocolo