O Magnífico Reitor da Universidade Católica de Moçambique, Professor Doutor Padre Filipe Sungo, participou entre os dias 7 – 10 de Dezembro do ano em curso, no “I Congresso Africano sobre Educação Católica – Restituição do ‘Pacto Africano’ no Espírito do Papa Francisco”, evento que decorreu em Abidjan, Costa de Marfim.

Através deste evento, pretende-se promover a educação católica e explorar novas abordagens para a educação no contexto africano. De acordo com a nota de imprensa emitida pelo Gabinete do Reitor, durante o congresso o Professor Doutor Pe. Filipe Sungo, proferiu diversas comunicações com temáticas pertinentes com destaque para:

• A Integração e Fortalecimento da Teologia Prática e da Teologia Pública nos Currículos Académicos no Âmbito da Formação dos Sacerdotes”. Uma análise sobre a importância de incorporar estas áreas da teologia nos currículos para a formação sacerdotal, realçando a relevância prática e pública da teologia na educação religiosa.
  • Melhorar o Acesso das Meninas à Educação de Qualidade”:  Uma discussão crítica sobre estratégias para melhorar a educação feminina em Moçambique e em toda a África, com um foco especial na eliminação das barreiras que impedem as meninas de alcançar o seu potencial educativo pleno.
  • “Assegurando e Promovendo a Proteção de Pessoas Vulneráveis através da Legislação”: Uma exploração das formas como as instituições educativas podem trabalhar em conjunto com os legisladores para proteger os mais vulneráveis, especialmente em contextos educativos.
  • “Encorajando as Práticas Contextuais e Comparáveis Alicerçadas nas Raízes Culturais”. Uma abordagem sobre como a educação pode respeitar e incorporar as ricas tradições culturais africanas, promovendo um ensino que seja contextual e relevante para os estudantes africanos.

A nota emitida pelo Gabinete do Reitor refere ainda que a participação do dirigente da instituição neste evento sublinha o compromisso da Universidade Católica de Moçambique em estar na vanguarda da educação e teologia no contexto africano, contribuindo activamente para o diálogo educativo e religioso no continente.

Por ocasião deste evento o Santo Padre, Papa Francisco enviou uma mensagem assinada pelo Secretário de Estado, o Cardeal Pietro Parolin, onde refere que a “África não está imune à crise que atravessa hoje o sistema educativo, que se tornou, como em muitos lugares, demasiado seletivo e elitista, aspirando a formar apenas a inteligência e não toda a pessoa”.

Perante esta situação, o Sumo Pontífice considera que a educação católica, “enriquecida pelo Pacto Educativo Africano, será capaz de oferecer uma formação renovada, mais aberta e inclusiva, criando nos jovens uma bela harmonia entre pensamento e ação”. Por isso que o Papa Francisco diz ser importante que todos os envolvidos na educação católica sejam animados pelo desejo de comunicar o Evangelho através da vida, demonstrando coerência e adotando um estilo pedagógico que promova o crescimento humano e espiritual dos alunos.

Na mesma mensagem, o Santo Padre convida a todos os envolvidos neste processo a trabalhar “para que a educação católica prepare os jovens não para um espírito de competição, que leva ao egoísmo, mas para um espírito de comunidade e solidariedade”.

Ao concluir sua mensagem o Papa Francisco acrescenta que, a educação de qualidade é um sinal de esperança e uma base sólida para a coexistência pacífica que a África necessita hoje.

Participaram do evento, líderes educacionais e académicos de todo o continente africano. Refira-se que, o Pacto Educativo Africano é um projecto que visa implementar o Pacto Educativo Global promovido pelo Papa Francisco na realidade africana e responder às necessidades educativas do território.

Por: Rogério Maduca – Assistente Técnico de Comunicação

Revisão: Paula Mugirima – Assessora para área de Comunicação e Protocolo