As cerimónias por ocasião do dia 01 de Dezembro, Dia da Luta Contra o SIDA ao nível da UCM na Beira, tiveram lugar na Faculdade de Ciências de Saúde (FCS).

Como de costume o evento iniciou com uma celebração eucarística presidida pelo Capelão da Região 1, Reverendo Padre Bonifácio Conde, com a participação do Vice-Reitor para Administração e Finanças, Professor Doutor Armindo Tambo, o Presidente da Região e Director da FCS, Professor Doutor Ramires Mlucasse, o Director do Instituto de Educaçã a Distância, Professor Doutor Narane Talaquichande, membros de direção das unidades orgânicas da Região, CTA, docentes e estudantes.

Na sua homilia o Presidente da Celebração, convidou os presentes a promoverem sempre o bem, baseando-se no texto Evangélico Mateus 25. Com a missa por ocasião do Dia da luta contra o SIDA, pretende-se transmitir a comunidade universitária, que cada integrante pode atender, apoiar a todos que padecem desta doença, e também rezar pelos que já partiram vítimas desta doença.

No prosseguimento da sua alocução o Capelão baseando-se numa das leituras do dia que fazia referência a sarça ardente, explicou que as pessoas que lutam contra o HIV/SIDA, incluindo os que contraíram involuntariamente e lutam sem receio para melhorar a sua vida, assemelham-se a uma sarça ardente.

Ainda no conjunto das pessoas que agem a semelhança da sarça, o Padre Bonifácio incluiu os que lutam pelo bem-estar dos que doentes, os voluntários que se entregam livremente para ajudar este grupo.

Desta feita, o Sacerdote desafiou os estudantes para que não se limitem em apenas estudar conteúdos curriculares, mas devem empenhar-se na pesquisa sobre o HIV/SIDA.

Após a missa, seguiu-se o momento da Palestra, que teve como oradora a Dra. Gorethe Santos, Médica afecta ao Governo Provincial, cujo tema foi “Moçambique na posição critica de infeções pelo HIV e SIDA – Métodos de prevenção”.

Antes de convidar a palestrante, a Assessora para área de Saúde, Género e HIV/SIDA da UCM, Mestre Maria Semedo, explicou que universidade decidiu juntar-se as celebrações para reiterar o seu compromisso de tudo fazer para manter a família acadêmica informada, sobre os males que desgraçam a nossa sociedade com enfoque na juventude, nossa esperança, nosso futuro. Recordou ainda que ao introduzir a cadeira sobre SSR e Habilidades de Vida, a UCM, quis desde a sua gênese colocar e priorizar o Estudante como foco da sua atenção, assegurando-lhe acesso a uma informação de qualidade sobre a sua saúde física, mental e espiritual; uma informação que lhe permita enfrentar com sabedoria e lucidez as vicissitudes e armadilhas da vida, como o são o HIV e a SIDA.

Na sequência, convidou a Dra. Gorethe à dirigir-se aos participantes, dando início a palestra. Antes de apresentar os dados referentes a posição de Moçambique em relação as infeções, a palestrantes explicou que a prevenção do HIV exige mudanças durante a vida de uma pessoa. A prevenção combinada é uma das estratégias de prevenção, onde se enquadram a componente estrutural (políticas, Leis, Ambiente regulatório e mobilização financeira), a comportamental (educação, aconselhamento, redução do estigma, redução de danos, intervenções de adesão) e a componente biomédica (Testes de HIV, Tratamentos de ITS, Profilaxia Pré-exposição, Profilaxia Pós-Exposição, Tratamento antirretroviral para prevenção).

De acordo com dados partilhados durante a palestra, de 2021 – 2022, Moçambique registou uma redução de casos de crianças vivendo com HIV, passando de 159 mil para 153 mil, a percentagem de transmissão vertical também sofreu uma redução no período em referência, saindo dos 12% para 10%. Um dado preocupante é que desde 2020 o nível de prevalência do HIV em Moçambique tende a aumentar, visto que em 2020 o país ocupava o sétimo lugar a nível global e actualmente é o segundo pai com maior prevalência de infeções por HIV.

Por: Rogério Maduca – Assistente técnico de Comunicação

Revisão: Paula Mugirima – Assessora para área de Comunicação e Protocolo