A Faculdade de Ciências Agronómicas da Universidade Católica de Moçambique, promoveu no passado dia 29 de Novembro, uma palestra sobre o Cancro da Próstata, iniciativa inserida nas celebrações do mês de conscientização e combate ao referido cancro, através da campanha “Novembro Azul”.

O evento iniciou com uma oração proferida pelo Capelão da FCA e IED, Reverendo Padre Brito Fernando. De seguida o Professor Doutor Nito Impissa proferiu o discurso de abertura, onde saudou os participantes e agradeceu o Palestrante.  O Professor Impissa aconselhou os homens a unirem-se em prol do bem-estar, aderindo aos serviços de saúde, abandonar tabus preconcebidos baseados em aspectos socioculturais que colocam o homem como um ser indestrutível, pois a saúde não tem preço, concluiu.

O Palestrante, Dr. Supia Bilai, médico generalista, disse durante a sessão que as mulheres são as mais preocupadas com aspectos ligados a saúde, facto que justifica sua maior longevidade. O crescimento e multiplicação anormal das células da próstata, é o que causa o cancro da próstata, segundo explicou o Dr. Supia, acrescentando que dentre os factores que ditam o aparecimento da doença, destaque para a idade (dos 40 em diante); obesidade; tabagismo e hábitos alimentares.

Ainda durante a palestra, os participantes tiveram a oportunidade de saber que o jato de urina fraca e fino; a necessidade frequente de urinar, especialmente à noite, constituem os principais sintomas do cancro da próstata. Para o seu diagnóstico o palestrante enumerou o toque retal, a ecografia, exame de sangue entre outros, e que a sua prevenção é feita através da adopção de um estilo de vida saudável, o que também inclui actividades desportivas, alimentação saudável e abster-se do consumo de bebidas alcoólicas.

Em relação ao tratamento, a cirurgia para a remoção do cancro tem sido uma das vias, isso na fase inicial da doença ou ainda a radioterapia, mas na fase avançada recorresse ao tratamento paliativo, refeiu o Dr. Bilai.

Na palestra promovida pela Faculdade de Ciências Agronómicas da Universidade Católica de Moçambique, participaram estudantes, docentes e CTA. A mesma acontece numa altura em que a Organização Mundial da Saúde desenvolve esforços para consciencializar a comunidade mundial sobre a importância da prevenção do cancro.

Por: Kelven Paulo Jorge Popinsky – Relações Públicas FCA

Revisão: Departamento de Comunicação e Protocolo