Trata-se de Médicos e Enfermeiros de nível superior em serviço na Faculdade de Ciências de Saúde (FCS) da Universidade Católica de Moçambique, que no passado mês de Novembro receberam uma formação em matéria de Reanimação Neonatal, ministrada por Pediatras da Sociedade Brasileira de Pediatras.

A equipe de formadores liderada pela Dra. Marcela Damásio Ribeiro, esteve na Faculdade de Ciências de Saúde durante três (03) dias para ministrar a formação, onde foi recebida pelo Director da Faculdade, o Professor Doutor Ramires Alfredo Mlucasse e Dr. Amir Seni, médico e docente da Faculdade.

No total participaram da formação 58 profissionais de saúde, dentre eles 31 médicos e 27 profissionais de enfermagem, que na sua maioria actuam no Hospital Central da Beira, entre outras unidades sanitárias onde estão disponíveis os serviços de urgência.

De acordo com a Dra. Marcela, aquela formação consistiu na formação de instrutores que darão continuidade à implementação do Programa moçambicano de Reanimação Neonatal, formando estudantes nesta matéria, o que poderá contribuir significativamente na redução da taxa de mortalidade neonatal, e desta forma também ajudar no alcance das metas do desenvolvimento sustentável em 2030.

Já o Director da Faculdade, Professor Ramires, disse que a UCM está comprometida na preparação dos seus estudantes, enfatizando acções que apoiem no alcance das metas do desenvolvimento sustentável.

Esta acção levada a cabo através do Programa de Reanimação Neonatal – Sociedade Brasileira de Pediatra é parte da cooperação técnica organizada e financiada pela Agência Brasileira de Pediatria e da Sociedade Mineira de Pediatria em parceria com o Ministério da Saúde de Moçambique (MISAU) e Associação Moçambicana de Pediatria.

Por: Matilde de Assunção Arnaça – Relações Públicas FCS

Revisão: Departamento de Comunicação e Protocolo