Durante três (03) dias a Capital Moçambicana, Maputo acolheu no Centro Internacional de Conferências Joaquim Chissano, o VI Congresso Internacional da Universidade Católica de Moçambique, que teve como lema: “Universidade Católica de Moçambique, Promovendo a Fraternidade em Prol do Desenvolvimento Sustentável”, onde vários oradores nacionais e internacionais apresentaram os resultados das suas pesquisas em diversas áreas, tendo em vista a promoção da Fraternidade em prol do Desenvolvimento sustentável.

Durante a cerimónia de encerramento na sexta-feira, 24 de Novembro o Magnífico Reitor da UCM, Professor Doutor Padre Filipe Sungo, iniciou o seu discurso agradecendo a todos que estiveram envolvidos na realização do evento, e que com o VI Congresso a Universidade Católica de Moçambique reafirmou-se como um farol de conhecimento, não apenas académico, mas também humano e ético.

O dirigente da UCM salientou que ao promover a fraternidade, transcendemos as barreiras disciplinares, culturais e geográficas, unindo-nos na busca comum de soluções sustentáveis para os desafios que Moçambique e o mundo enfrentam.

Com a realização do VI Congresso Internacional demos o nosso contributo para divulgação da produção técnico-científica da comunidade acadêmica e as práticas de transferência do conhecimento para sociedade, disse o Magnífico Reitor, acrescentando que através deste evento constituiu-se um espaço para a socialização do conhecimento e de incentivo à produção de novos saberes, na medida em que estimula os acadêmicos ao envolvimento com a prática da pesquisa.

Aos oradores o Professor Doutor Padre Filipe Sungo encorajou a continuarem a trabalhar e a partilhar os seus conhecimentos com a sociedade, pois a UCM continuará a criar espaço e oportunidades para debates desta natureza.

Citando o Papa Francisco na sua Encíclica Laudato Si, o Magnífico Reitor recordou que a construção da casa comum, requer a união de toda a família humana na busca de um desenvolvimento sustentável, por isso que é necessário promover pesquisas científicas que apontem os verdadeiros caminhos para protecção da casa comum.

Mesmo ao concluir o seu discurso o Professor Doutor Padre Filipe sungo, anunciou que o próximo Congresso Internacional, por sinal o VII terá lugar no ano de 2025.

O último dia do VI Congresso da UCM também foi marcado pela entrega de Certificados aos oradores e moderadores do evento.

Por: Rogério Maduca – Assistente Técnico de Comunicação

Revisão: Paula Mugirima – Assessora para área de Comunicação e Protocolo