Entre os dias 10 e 11 de Julho do ano em curso, o Vice-Reitor para Área Académica, Prof. Doutor Nelson Amade, visitou a Faculdade de Ciências Sociais e Políticas (FCSP) da Universidade Católica de Moçambique, uma actividade inserida no processo de monitoria das actividades desenvolvidas nas unidades orgânicas na área académica, no caso concreto o andamento do Curso de Saúde Pública ministrado naquela nesta Faculdade no nível de Mestrado.

Na sua deslocação à FCSP, o Professor Doutor Nelson Amade fez-se acompanhar pelos membros de Direcção da Faculdade de Ciências de Saúde da UCM, nomeadamente o Prof. Doutor Ramires Mculasse e a Professora Dra. Kajal Chhganlal.

Durante o encontro com os estudantes, o Vice-Reitor, partilhou que a direcção da Universidade Católica de Moçambique tem estado a envidar esforços com vista a garantir que a instituição continue no ranking das melhores Universidades ao nível nacional e internacional. Uma acção que deve ser acompanhada com o empenho dos estudantes, sendo melhores na investigação, por isso devem priorizar a pesquisa com vista a solucionar os problemas das comunidades.

Na intervindo na ocasião, o Director da Faculdade de Ciências Sociais e Políticas, Prof. Doutor Lino Marques Samuel, começou por agradecer pela visita e os esforços empreendidos pela Direcção Central da UCM, para o desenvolvimento da Faculdade. Falando sobre o funcionamento da FCSP e do curso de Saúde Pública, o Director da Faculdade, sublinhou que este curso inscreve em todas edições um número considerável de estudantes.

Durante o encontro, os estudantes do curso Saúde Pública agradeceram pela oportunidade de apresentarem suas preocupações ao membro da Direção Central da Universidade, manifestando sua satisfação em relação aos procedimentos aplicados pela instituição.

No segundo dia de trabalho, os estudantes do curso de Saúde Pública reuniram-se com o Professor Doutor Ramires Mculasse, Director da Faculdade de Ciências de Saúde e a Directora Pedagógica da mesma faculdade, Professora Dra. Kajal Chhganlal, neste encontro os estudantes tiveram a oportunidade de conhecer com mais detalhes os procedimentos para aprovação dos temas e funcionamento da Faculdade de Ciências de Saúde – FCS.

No mesmo encontro o dirigente da FCS, apelou os formandos em Saúde Pública a obedecerem rigorosamente os procedimentos para produção dos trabalhos de fim de curso. O Professor Ramires, recordou-lhes que através dos trabalhos do fim do curso devem propor soluções para os actuais problemas da sociedade.

No final da visita, o Vice-Reitor para área Académica, Professor Doutor Nelson Amade, fez um balanço positivo das actividades desenvolvidas durante os dois dias de trabalho na FCSP e encorajou a Direcção da Faculdade a dar continuidade com os trabalhos para o bem da instituição no geral.

Importa referir que para alem do encontro com os estudantes, o Vice-Reitor também manteve encontros com os Coordenadores, Docentes e a Direcção da FCSP.

Por: Emerson Ofício, Rodmen Chambule e Maura Rodrigues

Revisão: Departamento de Comunicação e Protocolo